quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Bacia do Búzi transborda em Dombe e chuvas vão continuar no Centro de Moçambique

Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos

As chuvas fortes que tem caído no Centro e Norte de Moçambique originaram a subida do nível hidrométrico na bacia do Megaruma em 0,05 metros acima do nível de alerta, nas bacias do Búzi em Dombe e Zambeze em Zumbo os níveis de alerta foram ultrapassados em 2,54 e 0,20 metros, respectivamente, condicionamento da circulação rodoviária entre Dombe e Sussundenga, face a subida do caudal do rio Mussapa.

Entretanto o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê a continuação de ocorrência chuvas fortes (mais de 50 milímetros em 24 horas) localmente muito fortes (50 a 75 milímetros em 24 horas), que podem ser acompanhadas de trovoadas e ventos com rajadas nas províncias de Sofala (nos distritos deBuzi, Chibabava, Gorongoza, Maringue, Chemba, Dondo e cidade da Beira); Manica (nos distritos de Machaze, Mossurize, Sussudenga, Macate, Gondola, Manica, Vanduzi, Barué, Macossa, Tambara, Guro e cidade de Chimoio); e Tete (principalmente nos distritos de Changara, Cahora Bassa, Magoe, Marara, Doa, Mutarara, Moatize, Chiuta, Tsangano, Macanga, Chifunde Marávia e cidade de Tete).

Para as províncias de Niassa, Cabo Delgado e Nampula o INAM prevê céu geralmente muito nublado. Ocorrência de aguaceiros com trovoadas ou chuvas fracas localmente moderadas em Pemba. Vento de noroeste a nordeste fraco a moderado.

Nas províncias de Inhambane, Gaza e Maputo o INAM prevê céu pouco nublado localmente muito nublado. Aguaceiros acompanhados de trovoadas ou chuvas fracas a moderadas, localmente fortes em Inhambane. Vento de sueste a sudoeste fraco a moderado, soprando por vezes com rajadas na faixa costeira.

Eis as temperaturas previstas:
Cidade
Tempo
Máx ºC
Mín ºC
Maputo
27
22
Xai-Xai
28
25
Inhambane
31
26
Vilankulo
32
24
Beira
30
24
Chimoio
25
21
Tete
29
23
Quelimane
30
26
Nampula
31
23
Pemba
33
24
Lichinga
27
18
Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Nenhum comentário:

Postar um comentário