sábado, 8 de fevereiro de 2020

Transportavam oito malas com meixão vivo avaliado em 452 mil euros, mas acabaram detidos no Aeroporto

Resultado de imagem para Transportavam oito malas com meixão vivo avaliado em 452 mil euros, mas acabaram detidos no Aeroporto
Três homens e uma mulher que transportavam oito malas cheias com meixão vivo, com o peso total de quase 70 quilos e avaliado em cerca de 452 mil euros, foram detidos no Aeroporto de Lisboa, anunciou hoje a PSP.
A Divisão de Segurança Aeroportuária, através do Comando Metropolitano da Polícia de Segurança Pública de Lisboa, deteve os suspeitos, com idades entre os 29 e os 43 anos, por suspeita da prática do “crime de dano contra a natureza e de contrabando qualificado (na forma tentada) de espécie protegida e ameaçada em vias de extinção”, refere a PSP em comunicado.
Segundo a PSP, os suspeitos tinham na sua posse “oito malas de grandes dimensões, em situação de despacho de bagagem, contendo no seu interior meixão vivo [enguia-bebé], com o peso total de 69,540 quilos e um valor total de aproximadamente 452.011.00 euros”.
Para garantir que o meixão chegava vivo ao destino, os suspeitos transportavam as enguias-bebé em sacos duplos de plástico, com uma proporção de água e ar adequadas e protegidas com películas térmicas, para permitir que a temperatura se mantivesse estável durante todo o percurso da viagem.
“O meixão foi apreendido, sujeito a exame pericial e pesagem por um perito do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e foi devolvido ao seu habitat natural, no Rio Tejo”, adianta a PSP.
Os detidos foram presentes no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa para primeiro interrogatório judicial, tendo sido aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência a todos.
Segundo o ICNF, o meixão constitui uma das fases de desenvolvimento do complexo e longo ciclo de vida da enguia europeia, de nome científico ‘Anguilla anguilla’, o qual tem o seu início e fim no Mar dos Sargaços, no Atlântico Norte, junto à costa americana, onde decorre a reprodução desta espécie.
Em Portugal, a captura de meixão apenas é possível no Rio Minho, estando sujeita a forte regulamentação pela legislação das pescas, nomeadamente registo dos pescadores locais na Capitania do Porto de Caminha.
Complementarmente, a detenção e comercialização subsequentes dependem ainda de certificado comunitário, emitido pelo ICNF, na qualidade de autoridade administrativa CITES.

Fonte/Foto: MadreMedia/Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário