terça-feira, 21 de abril de 2020

Mais de 13 mil bebés não foram vacinados em Portugal. O sarampo pode regressar

SIC Notícias | Em março foram administradas menos 13 mil vacinas ...
Doenças com elevado risco de mortalidade para crianças, consideradas praticamente extintas, podem regressar à Europa caso a vacinação seja negligenciada.
Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças teme o ressurgimento de um surto de sarampo na União Europeia.
O alerta surge na sequência de uma queda abrupta nas idas ao centro de saúde para administração da vacina VASPR (dada aos 12 meses e aos cinco anos), consequência dos medos associados à pandemia de Covid-19.
Segundo o Jornal de Notícias , entre 15 de Março e 15 de abril foram vacinados menos 13.277 bebés em Portugal e o país já está com quase tantos casos de sarampo como os que foram diagnosticados ao longo de todo o ano de 2019.
Segundo o último relatório do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças, publicado dia 18 de abril, registam-se mais de 1500 casos de sarampo nos primeiros meses deste ano.
Bulgária, que já regista duas mortes, e Roménia são os países mais afetados, com 793 e 233 casos, respetivamente. Espanha regista 67 casos, Itália tem 86 e França 161.
Em Portugal foram registados sete casos de sarampo nos primeiros dois meses de 2020, quando em todo o ano de 2019 foram contabilizados apenas 10 casos.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) já alertou várias vezes que a vacinação até aos 12 meses é prioritária, não devendo ser adiada. Nas vacinas seguintes há mais flexibilidade.
Carolina Rico / TSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário