terça-feira, 4 de agosto de 2020

ANSIÃO | A Nossa História | Santiago da Guarda


O Complexo Monumental de Santiago da Guarda abriu as suas portas na noite da passada sexta-feira para proporcionar um encontro com a história daquela freguesia e do concelho, no âmbito da iniciativa A NOSSA HISTÓRIA, promovida pelo pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Ansião. 

O Visconde Alfredo César Lopes Vieira, também chamado Visconde de Santiago, freguesia onde nasceu e viveu, apareceu aos presentes pelo ator João Patrício e revelou-se uma figura incontornável do seu tempo. Lamentando não ser popularmente conhecido como outros ilustres ansianenses, o único cidadão do concelho a quem foi atribuído um título de nobreza, relatou brevemente o seu percurso de vida e o contributo que deu à política, aos negócios e à cultura, não só a nível concelhio como nacionalmente. 

Descendo da torre monumental para junto da assistência, atribuiu títulos homónimos a personalidades que atualmente atuam no concelho ao serviço dos outros e da causa pública. Como contrapartida desta condecoração, os intitulados Viscondes e Viscondessas foram convidados a partilhar a faceta literária do Visconde de Santiago. 

O momento contou ainda com o testemunho de quem conheceu e conviveu com “o pai dos pobres”, por quem a população nutria um carinho especial. 

Este encontro marcou o início de uma viagem pelo tempo e pela história do concelho de Ansião, que prosseguirá em Chão de Couce no próximo dia 28 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário