No âmbito do plano de renovação do sistema de abastecimento de água, a INOVA está a proceder à substituição parcial da conduta de elevação e distribuição que tem origem na Central da Fervença e abastece o Setor da Tocha.
A intervenção está a ser realizada de forma faseada, desenvolvendo-se atualmente os trabalhos entre a autoestrada A17 e o Largo da Tocha, nas freguesias da Sanguinheira e Tocha.
Trata-se de um investimento fundamental para prosseguir o plano de otimização do funcionamento da infraestrutura e de redução das perdas de água” explica Idalécio Oliveira, Presidente do Conselho de Administração da INOVA.
A atual adutora/distribuidora, em fibrocimento, será substituída por uma nova tubagem, em ferro fundido dúctil de 250 e 350mm de espessura, com uma extensão de 4 kms, que ficará dedicada exclusivamente à adução de água ao reservatório da Tocha. Em simultâneo, são remodeladas parcialmente as redes de distribuição das zonas de medição e controle da Sanguinheira e da Tocha, numa extensão aproximada de 3,6kms, incluindo a substituição das ligações domiciliárias e dos equipamentos de apoio ao combate de incêndios urbanos.

Terminadas as obras em curso, o Município de Cantanhede vai avançar com a beneficiação de alguns arruamentos, entre os quais a estrada municipal 583 entre a Sanguinheira e o Largo da Tocha.

“O planeamento das obras está a ser levado a efeito de forma articulada com o Município de Cantanhede, no sentido de permitir a beneficiação dos arruamentos conjugada com estas intervenções. A fiscalização e coordenação dos trabalhos presta especial atenção às condições de segurança, às implicações na circulação automóvel e ao cumprimento dos prazos, aspetos de fulcral importância para os objetivos de qualidade que se pretendem”, acrescenta Idalécio Oliveira.
Nesta primeira fase, o custo das obras, executadas em duas empreitadas, eleva-se a 988.118,58€ + IVA e é comparticipado pelo POSEUR, no âmbito da candidatura para o Controle e Redução de Perdas no Sistema de

Abastecimento de Água.

A candidatura abrange também outras intervenções de remodelação das redes de distribuição, nomeadamente em Cordinhã, Pena e Cantanhede.
Recentemente, foram concluídos os trabalhos de remodelação da rede de distribuição de água de Cordinhã bem como os trabalhos de substituição do troço da conduta gravítica que abastece a Praia da Tocha, entre o Reservatório da Tocha e o Largo da Igreja.