quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Orçamento Participativo de Góis


Setembro de 2020 é o período de votação do Orçamento Participativo de Góis do ano de 2021.

O Orçamento Participativo de Góis do ano de 2021 conta a sua terceira edição.

O Orçamento Participativo é um mecanismo de democracia que permite aos/às cidadãos/ãs decidir sobre uma parte do Orçamento Municipal. Este processo contribui para o exercício de uma intervenção informada, ativa e responsável dos/as cidadãos/ãs naturais ou residentes ou trabalhadores/as ou estudantes do Concelho de Góis, nos processos de governação local, garantindo a participação dos/as cidadãos/ãs na decisão sobre a afetação dos recursos às políticas públicas municipais.

O Município de Góis, como forma de potenciar os valores de democracia, incentivando a comunidade à participação na gestão pública, conta com dois processos paralelos de Orçamento Participativo: o Orçamento Participativo Jovem e o Orçamento Participativo Geral.

No período de 1 a 30 de setembro decorre a fase de votação dos três projetos finalistas, sendo eles:

Orçamento Participativo Geral

1 – “Área de Serviço de Autocaravana e Parque Pernoita” do proponente Telmo Simões;
2 – “Dois outdoors de Boas Vindas” em Góis e Vila Nova do Ceira do proponente António Machado.

Orçamento Participativo Jovem

1 – “Mupi Digital Dar a Conhecer o concelho de Góis” do proponente Nuno Alves. 

Para votar deve aceder à plataforma do Orçamento Participativo de Góis através do site do Município. A votação poderá ser efetuada de duas formas: votação online presencial ou votação online assistida.

Para efetuar a votação online presencial, o/a cidadão/ã submete ele/a próprio/a o seu voto na plataforma e para tal deverá ter na sua posse o Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade e um número de telemóvel.

A votação online assistida destina-se sobretudo aos/ás cidadãos/ãs com dificuldades na utilização das novas tecnologias. Assim, em cada um dos locais de voto, poderá votar no Orçamento Participativo de Góis, apresentando o Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade.

Podem votar no Orçamento Participativo Jovem todos/as os/as cidadãos/ãs dos 16 aos 35 anos, que sejam naturais ou residentes ou trabalhadores/as ou estudantes do Concelho de Góis, e no Orçamento Participativo Geral todos/as os/as cidadãos/ãs com mais de 35 anos, que sejam naturais ou residentes ou trabalhadores/as ou estudantes do Concelho de Góis.

Poderá votar através da votação online assistida nas Juntas de Freguesia do Concelho de Góis e nos seguintes locais:

Balcão Único da Câmara Municipal de Góis
09h às 17h – Segunda a Sexta-Feira

Posto de Turismo
09h às 18h - Segunda a Sexta-Feira

Fins de seman
10h às 13h - 15h às 17h

Casa da Cultura de Góis
15h às 17h – Segunda a Sexta-feira

Espaço Internet
10h às 18h - Segunda a Sexta-feira

Não perca esta oportunidade!


Nenhum comentário:

Postar um comentário