segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Águeda | Largo do Cruzeiro de Paradela requalificado e criado miradouro sobre o Vale do Cértima


Obra foi executada no âmbito do Orçamento Participativo e implicou um investimento global de 45 mil euros. 
A requalificação do Largo do Cruzeiro, em Paradela, era há muito ansiada pela população local. Agora, está concluída e inclui um miradouro que exibe a beleza do campo de arrozais do Vale do Cértima. A obra, que contou com um investimento de 45 mil euros no âmbito do Orçamento Participativo (OP) da Câmara Municipal de Águeda, foi entregue à população no passado sábado, num momento simbólico. 
Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, salientou que esta intervenção recupera um espaço que “estava descuidado” e que agora realça “a paisagem fantástica do Vale do Cértima e mais um lugar lindíssimo do nosso concelho”, por onde “as pessoas podem e devem passar”. 
O Edil frisa que a intervenção realizada em Paradela resulta de uma colaboração entre todos – proponentes, que acompanharam o projeto e execução; Câmara Municipal e União de Freguesias. Uma parceria e forma de atuação que tem sido apanágio da Autarquia, fruto do qual há obras em todas as freguesias do concelho. “Todas as Juntas e Uniões de Freguesias do concelho têm obras em curso, que as executam com a participação da Câmara e sobretudo com a dotação dos meios financeiros que a Câmara lhes quis dar”, realçou Jorge Almeida. 

No seguimento desta política municipal, a Câmara de Águeda estabeleceu parcerias específicas para a concretização de alguns projetos vencedores do OP, como a que foi realizada com a UF de Recardães e Espinhel, tendo em vista a reabilitação e requalificação do Largo do Cruzeiro. 
“O resultado destas atribuições suplementares é fantástico. Esta proximidade e a facilidade de fazer estas obras de menor dimensão, bem e rapidamente, está aqui bem expressa”, concluiu o Presidente da Câmara de Águeda, enaltecendo a beleza do lugar e o seu potencial turístico. 

Três áreas de atração turística 
“Atrevo-me a dizer que este deve ser um dos miradouros mais bonitos do concelho de Águeda”, declarou Manuel Campos, Presidente da UF de Recardães e Espinhel, visivelmente satisfeito com a concretização deste projeto. “É uma obra que nos orgulha, a todos, desde proponentes, à Câmara Municipal, à UF e às gentes de Paradela, e que fica para as gerações vindouras”, apontou o autarca, avançando que, no próximo mês, vão dar início ao plantio de algumas espécies no meio envolvente “de forma a tonar o espaço ainda mais agradável”, com um jardim aprazível. 

Manuel Campos espera que, em breve, possa ser inaugurado o Centro Interpretativo do Arroz, “que já está praticamente concluído”, para que se crie uma rota turística de “elevado interesse”, tendo o arroz como pretexto: o Centro Interpretativo do Arroz, o trilho do arrozais e o cruzeiro de Paradela. 

O Presidente da UF de Recardães e Espinhel avançou que o trilho está a ser requalificado, sendo que, de Paradela a Espinhel já está concluído, e no próximo mês, a UF irá dar início à requalificação dos caminhos envolventes ao trilho entre Paradela e Barrô. 

Satisfeitos com a obra do Largo do Cruzeiro estavam os proponentes, João Coelho e Horácio Silva. De um espaço “pouco cuidado e com pouca dignidade”, surge um largo arranjado e com um miradouro sobre o campo de arrozais. “O que as pessoas nos vão dizendo é que se sentem agradadas com o que aqui está”, disse João Coelho. “Neste momento, podermos chegar aqui e desfrutar desta vista, já por si é algo que nos deixa satisfeitos”, afirmou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário