segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Piaget debate educação no ensino superior

Instituto organiza três webinars focados em diferentes temas do universo educativo

 

Com o novo ano letivo a arrancar também no ensino superior, o Instituto Piaget promove esta semana três webinars na área da educação. Num ano que se prevê igualmente complexo, tendo em conta as exigências geradas pela atual pandemia da Covid-19, o Piaget propõe três debates sobre temas com máxima atualidade: a educação b-learning (semipresencial), a docência no ensino superior, e a gestão e administração escolar. 

 

O primeiro webinar, com o tema “Educação B-Learning: Oportunidades e Desafios”, realiza-se já esta segunda-feira, a partir das 18 horas. Considerando as atuais circunstâncias, os estudantes são cada vez mais desafiados a elevar os seus níveis de participação e compromisso, ao mesmo tempo que os docentes assumem um papel ativo no apoio e motivação dos seus alunos.

 

Daí que no debate sobre este formato semipresencial de cursos, o objetivo seja discutir tanto a perspetiva dos docentes, mas também a dos estudantes que têm vivenciado as experiências dos seus cursos enquanto atores principais. O Instituto Piaget dispõe atualmente de uma vasta oferta formativa à distância, tanto nos regimes de e-learning como b-learning – entre os quais o mestrado em Educação, cuja coordenadora, Alda Bernardes, será uma das participantes do webinar.

 

Na terça-feira, dia 29, às 19h30, o tema será a “Docência no Ensino Superior – Metodologias de Aprendizagem”. Em debate estará o novo paradigma de ensino-aprendizagem, num mundo em profunda mudança, que obriga a reconsiderar a multidimensionalidade da ação profissional no ensino superior. Os saberes profissionais, necessários ao exercício da docência, transcendem hoje os domínios dos conteúdos específicos da sua área científica de especialidade, para abranger também a construção do conhecimento didático-pedagógico associado ao seu campo de base, bem como a produção de conhecimento através da investigação, incluindo ainda as questões éticas e deontológicas.

 

Em jeito de mesa-redonda virtual, Rosa Nogueira, coordenadora da pós-graduação em Docência no Ensino Superior, ministrada no Instituto Piaget de Almada em regime de e-learning,  irá explicitar, juntamente com as restantes participantes no webinar, os princípios que norteiam atualmente as pedagogias de ensino, estabelecendo ao mesmo tempo o confronto com as práticas individuais.

 

Finalmente, na quarta-feira, dia 30, a partir das 19h30, o tema em debate será a “Gestão e Administração Escolar Frente aos Desafios Atuais”. Este encontro virtual visa trazer à reflexão temas da atualidade e o seu impacto direto na gestão e administração de instituições escolares, vivenciados de forma concreta por gestores, diretores, administradores e mesmo membros dos conselhos diretivos ou de gestão. Tratar-se-á de uma sessão aberta à interação do público, por meio de uma troca ativa de experiências e saberes.

 

No evento, serão igualmente apresentadas as dinâmicas da pós-graduação de Gestão e Administração Escolar, lecionada no Piaget de Almada, pela voz da sua coordenadora e de uma docente deste curso.

 

Todos os webinars têm acesso gratuito, através de inscrição prévia no site do Instituto Piaget.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário