sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Em reunião pública de 9 de Setembro de 2020: Câmara de Évora impulsiona criação de nova escola de pilotos no Aeródromo Municipal


A Câmara Municipal de Évora aprovou por unanimidade a abertura de concurso público para atribuição de licença de utilização do domínio público aeroportuário para uma escola de formação de pilotos e similares no Aeródromo Municipal.

Este Concurso que permitirá à autarquia, após a atribuição da referida licença, ceder ao novo titular as instalações do Hangar 5 (edifício da escola de pilotos), por um período de 15 anos, renovável por períodos de cinco anos, mediante o pagamento mensal de uma taxa de ocupação. 

“É com grande regozijo que temos estas instalações municipais prontas a funcionar para o fim que foram criadas”, anunciou o Vereador Alexandre Varela, reconhecendo que este foi um processo negocial bastante intenso para libertar as instalações, desenvolvido pelo Município ao longo de vários anos.

A actualização de valores para 2021 do Tarifário dos Serviços de Abastecimento de Águas, Saneamento de Águas Residuais e Gestão de Resíduos Sólidos foi aprovada por maioria, com uma abstenção (PS).

Face à pandemia Covid-19, a Câmara decidiu que a actualização do referido tarifário tem apenas em conta a taxa de inflação (dada pelo Banco de Portugal) no valor de 0,8% e não a que estava contida no Plano de Saneamento Financeiro, indicada como recomendação pela entidade reguladora (ERSAR) que teria um valor bastante mais elevado.

O Presidente do Município, Carlos Pinto de Sá, fez o ponto de situação da pandemia Covid-19 no Concelho, com uma evolução favorável. Dos 79 casos registados desde o início da pandemia, há actualmente apenas sete casos activos (que estão em acompanhamento médico e controlados), tendo os restantes já recuperado.

Apesar disto, prossegue o trabalho de planeamento e identificação de prioridades, tomando as medidas de prevenção adequadas que se impõem a cada etapa, tendo agora em conta o período de Outono e Inverno que se avizinha.

A Vereadora Sara Dimas Fernandes fez referência à preparação da abertura do novo ano lectivo, também ele acompanhado das necessárias medidas de proteção e segurança.

Salienta-se o grande empenhamento de toda a comunidade educativa para minimizar os efeitos negativos da pandemia, registando-se também um aumento significativo do investimento municipal na educação, sobretudo nas áreas em que já existiam carências como é o caso da falta de pessoal não docente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário