sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Pepita Tristão conta “Histórias de Amor e de Morte”


Encontra-se já agendado o lançamento da obra mais recente da escritora e jornalista Pepita Tristão. Trata-se do livro: “Histórias de Amor e de Morte”, editado pela Emporium Editora. A cerimónia acontece no próximo dia 19 de setembro (sábado), pelas 16 horas, na Casa Sommer, em Cascais, e contará com a participação da autora do prefácio, a socióloga e escritora Maria Helena Ventura. 

Esta edição tem o apoio da Câmara Municipal de Cascais. 
Antes, no dia 12 de Setembro (sábado), a autora estará presente na Feira do Livro de Lisboa, no espaço da Editora Emporium, onde irá protagonizar uma sessão de autógrafos entre as 14:00 h e as 15:00 horas. 

“Histórias de Amor e de Morte” é um livro povoado por mulheres que sonham, vivem, sofrem e recomeçam ao longo de 16 contos anacrónicos, que têm por pano de fundo Portugal, as suas lendas, usos e história. Diálogos onde o real se funde com o onírico urdindo tramas de leitura deliciosa. 

Acerca da autora 
Pepita Tristão nasceu em 1951 na vila de Castelo de Vide. Reside no concelho de Cascais desde 1970. 

Aos 14 anos publicou os seus primeiros poemas no jornal Terra Alta de Castelo de Vide e, desde então, tem publicado inúmeros textos literários (poesia e ficção) em jornais e revistas de âmbito regional e nacional. 

Participou em diversos concursos literários, tendo os seus trabalhos sido distinguidos com vários prémios, entre os quais o Prémio Revelação Conto nas comemorações dos 50 anos dos “Gaibéus”, de Alves Redol, em Vila Franca de Xira (1990). 

Traduziu a obra do poeta árabe Ibne Muqãna, de Alcabideche, editada pela Junta de Freguesia de Alcabideche (1992) e reeditada pela Associação Cultural de Cascais (1996). 

Jornalista profissional, foi co-fundadora e directora do cyberjornal.net (2006-2019); trabalhou nos jornais regionais Costa do Sol e A Zona, tendo colaborado em dezenas de outras publicações escritas, entre as quais os diários República e 24 Horas. 

Publicou “O meu universo é uma bola de pingue-pongue” (contos para adultos), ed. Vão de Escada (1999); “O Engenho Humano e a Arte de Navegar”, ed. Junta de Freguesia de São Domingos de Rana (2013). 

Participou em diversas colectâneas de contos e poesias, entre as quais: “À volta da Fogueira” ed. Emporium; “Sob um olhar felino” ed. Fonte da Palavra (2012); “Na floresta não há só borboletas” ed. Fonte da Palavra (2011); “Cachorros, cachorrinhos...”, Hugin (2001); “Gatos, gatinhos”, Hugin (2000 e 2.ª edição em 2001); “Antologia de Natal”, col. Viola Delta vol. XXVI, ed. MIC (1998); “Livro Cão – Dog Book”, ed. Mandrágora (1998). 

Integrou os júris de diversos concursos literários, como os Jogos Florais da Junta de Freguesia de São Domingos de Rana e o Prémio Carlos Bonvalot – Criação Artística, na categoria Ficção Narrativa, promovido pela Câmara Municipal de Cascais, tanto na 1.ª edição do concurso, em 2000, como na 2.ª, em 2003.

Enviado por José Rui Marmelo Rabaça

Nenhum comentário:

Postar um comentário