quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Proença-a-Nova | Responsabilidade individual reforçada no início das aulas


O ano letivo 2020/2021 começa esta sexta-feira, 18 de setembro, no Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova para todos os anos, tendo os encarregados de educação dos alunos do 1º e do 5º ano reunido já esta quinta-feira, 17 de setembro, com os diretores de turma e direção da escola. O presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova também esteve presente, tendo em conta a aceitação de competências por parte do Município na área da Educação, mas essencialmente pela “relação de confiança” entre instituições e que agora é exigida a todos “nesta nova normalidade que nos obriga, enquanto cidadãos, a sermos responsáveis”. Se os professores, o Município e o Estado têm responsabilidades diretas, João Lobo recordou também o compromisso individual em tempos desafiantes. “Esta pandemia obriga, de facto, a que haja uma responsabilização direta de cada um de nós. Evidentemente que quem é encarregado de educação tem responsabilidade acrescida”, referiu. 

Estando o Plano de Contingência do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova disponível na sua página, João Lobo convidou os encarregados de educação a lerem-no e a traduzirem as suas principais medidas junto dos seus educandos para evitar surtos de COVID-19, ficando a conhecer circuitos de entrada e de saída do estabelecimento de ensino, o desfasamento de horários na utilização da cantina ou a manutenção de distanciamento social recomendado, medida que será mais difícil de implementar tendo em conta as idades das crianças e a necessidade de convívio depois de meses de confinamento. “Não queremos criar crianças que vivam isoladas”, salientou João Lobo, pedindo acima de tudo vigilância aos pais e encarregados de educação, até porque há uma probabilidade muito grande de existirem surtos na comunidade. Ao mínimo sintoma de possível doença, devem manter os alunos em casa. O objetivo será mitigar o potencial de contágio, através de uma ação rápida, como tem acontecido em todos os casos identificados até ao momento no concelho de Proença-a-Nova, oito desde o dia 30 de maio, data em que surgiram os primeiros infetados. 

O Plano de Contingência do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova foi aprovado pela Comissão Municipal de Proteção Civil que continua a reunir três vezes por semana para acompanhar a evolução da pandemia. “Deixo a garantia que o Município acompanha esta situação com preocupação, mas sem alarme”, afirmou João Lobo. “Vamos abrir a escola em segurança para as crianças terem aulas presenciais, mas há esse compromisso: a responsabilidade de cada um para proteger o coletivo e isso tem de ser transmitido aos alunos”. O autarca desejou também um ano de sucesso para todos os jovens, do primeiro ao 12º ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário