quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Uma volta ao mundo em tempos de mudança

 António Graça de Abreu, um dos poucos sinólogos portugueses, lançou-se em Janeiro de 2020, na sua segunda volta ao mundo num navio de cruzeiro. Uma viagem inspirada na rota de circum-navegação de Fernão de Magalhães, que o levou a mil recantos do globo, mas que não terminou como esperava. As estratégias de contenção da pandemia por covid-19 impediram António, e a restante tripulação do navio, de terminar a viagem nos moldes previstos. Agora o viajante publica em livro o diário de bordo onde conta esta aventura. Odisseia Magnífica – Uma Volta ao Mundo, com Magalhães e Covid-19 chega às livrarias, com chancela da Guerra e Paz, no próximo dia 22 de Setembro. O livro pode ainda ser adquirido no site da editora.


Itália, França, Espanha, Portugal, Cabo Verde, Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Peru, Polinésia Francesa, Nova Zelândia, Austrália. O planeta foi pequeno, pela segunda vez, para António Graça de Abreu. Um dos raríssimos sinólogos portugueses quis voltar, no último mês de Janeiro, a saciar o fulgor do olhar, ir em busca da complexidade dos quotidianos das gentes espalhadas pelo globo, navegando ao sabor dos mares.

 

Uma viagem inesquecível, a bordo de uma embarcação de topo, baptizada de Magnifica, que levaria o também poeta, ensaísta, professor e tradutor a percorrer o périplo de Fernão de Magalhães, celebrando os 500 anos da primeira viagem de circum-navegação. Agora o viajante decidiu publicar Odisseia Magnífica – Uma Volta ao Mundo, com Magalhães e Covid-19, o diário de bordo da mais incrível viagem que teve um desfecho inesperado.

 

Tudo corria bem, entre a riqueza das paragens e a imensidão dos oceanos, representadas neste diário de bordo por lindíssimas fotografias captadas pelo autor, até que em Março a pandemia por covid-19 alastrou-se por todo o mundo, causando o alarme das populações e a consequente ordem de confinamento profiláctico e encerramento de fronteiras por parte dos Estados.

 

No livro, o autor conta-nos que Magnifica, à semelhança de outros navios de cruzeiro, foi impedido de atracar em vários portos, tendo de alterar a sua rota original em busca de bom porto ou reabastecimento. Ficamos então a conhecer a forma como António Graça de Abreu lidou, durante mais de um mês, com a incerteza, no interior de um navio à deriva pelo Pacífico, pelo Índico, pelo mar Vermelho e pelo Mediterrâneo, e o desfecho desta jornada hercúlea.

 

Odisseia Magnífica – Uma Volta ao Mundo, com Magalhães e Covid-19 chega às livrarias portuguesas no dia 22 de Setembro. A obra, editada pela Guerra e Paz Editores, poderá ainda ser adquirida através do site da editora.

 

Esta é a terceira obra que António Graça de Abreu publica pela Guerra e Paz, Editores, depois de, em 2013 e 2014, ter publicado Toda a China em dois volumes sobre os quarenta anos de peregrinações pelo velho e actual Império do Meio, e, em 2007, Diário da Guiné.

 

 

Odisseia Magnífica – Uma Volta ao Mundo, com Magalhães e Covid-19

António Graça de Abreu

Não-Ficção / Viagem

152+32 (cor) páginas · 15x23 · 16,00 €

Nas livrarias a 22 de Setembro

Guerra e Paz, Editores

Nenhum comentário:

Postar um comentário