segunda-feira, 12 de outubro de 2020

CRIATECH TRAZ LUZ PARA O CENTRO DE AVEIRO - Aveiro Tech Week

 

Arranca hoje, dia 12, o primeiro dia do Criatech, um dos principais eventos desta edição da Aveiro Tech Week. Através de um conjunto de exposições, que têm lugar um pouco por toda a cidade, vários artistas nacionais e internacionais fazem uso da tecnologia para refletir sobre o contato físico e emocional, assim como sobre o peso e a importância que se dá a estes dois fatores.Estas exposições de acesso gratuito, vão estar disponíveis de 12 a18 de outubro.

PRANA

Museu de Aveiro/Santa Joana – Antigo Refeitório, por Coletivo Suspeito (POR)

O projeto consiste numa luz suspensa acompanhada por uma experiência sonora. Luz e som são programados para variar a sua intensidade num ritmo que faz uma alusão ao movimento respiratório. A instalação reage ao número de visitantes através de sensores, variando a intensidade de luz e som consoante a densidade no espaço.

ANTHOZOA DIGITALIS

Museu de Aveiro/Santa Joana – Capela dos Claustros, por Joana Burd (BRA) e Illana Bonder (BRA)

Instalação interativa com tecnologia de realidade aumentada que convida o público a tocar com os olhos. Um ambiente vazio torna-se visualmente táctil a partir de um organismo virtual que se apresenta conforme o caminhar do utilizador. O toque é invocado através das cores, texturas, objetos e sons. Numa realidade paralela, este organismo vivo reage virtualmente a cada utilizador de forma diferente.

NON HUMAN DEVICE 2.0

Museu de Aveiro/Santa Joana – Capela dos Claustros, por Boris Chimp 504 (POR)

NHD 2.0 é a segunda parte de uma série de instalações baseadas em objetos/ dispositivos alienígenas encontrados por Boris Chimp 504 durante suas missões pelo espaço profundo. A cada versão é apresentada uma nova interface e o público é convidado a explorar e interagir com sons e visuais em tempo real.

PESO DA ALMA

Museu da Cidade – Sala de Projeção por David Negrão (POR)

Instalação audiovisual que convida o público a descobrir-se a si mesmo através da imagem e do som. Um sensor de movimento e escala lê os dados do corpo, analisando-os através de um algoritmo que, por sua vez, gera frequências geométricas e sonoras baseadas nas proporções que cada utilizador. Criam-se, assim, imagens e sons únicos que tornam visível o invisível.

METAMORPHOSEON

Museu de Aveiro / Santa Joana – Sala do Capítulo, por Error 43 (POR)

Usando robótica interativa, é apresentada uma peça composta por 16 braços tubulares acionados por gás comprimido, que se posicionam de acordo com a localização dos utilizadores. O resultado é uma instalação em constante movimento, onde a fisicalidade dos braços é ampliada no espaço através da projeção de sombras, criando uma metamorfose dos utilizadores e da sala.

APARELHO GEOMÉTRICO LEVÓGIRO

Museu de Arte Nova – Sala de Projeção, por Rui Gato (POR)

O Aparelho Geométrico Levógiro é um sistema audiovisual generativo que reage à presença do público, permitindo uma modulação do conteúdo artístico em tempo real. Uma zona de interação é definida para um utilizador de cada vez experimentar a modulação desta realidade temporária, que se desenvolve generativamente a partir de um conjunto de composições musicais e visuais pré-estabelecidas pelo autor.

GEOMÚSICA

Museu de Arte Nova – Sala de Exposições, por Rui Gato (POR)

Uma ferramenta para criar música através da geometria. O publico é convidado a compor formas geométricas e a ouvir a sua tradução sonora em tempo real, podendo experimentar as configurações e conhecer com a beleza escondida na matemática.

PYCNOCLINE

Museu de Aveiro/ Santa Joana - Galeria de Pedra, por Francisca Rocha Gonçalves (POR) e Hugo Branco (POR)O projeto Pycnocline pretende simular um mergulho dentro de água, num ambiente sonoro com os ruídos aquáticos, por forma a criar a sensação de imersão e alteração sensorial através de efeitos visuais.

ETERNAL DREAM

Museu de Aveiro / Santa Joana – Sala de Exposições, por Philip Weiser(GER) &Simon Weckert(GER)

Numa inalcançável tela monolítica azul no meio de uma bacia de água, surge digitalizado o corpo do espetador que se coloca à sua frente. Ao pisar essa área, o espetador torna-se numa nuvem exposta na tela, bastando-lhe saltar para ser criada uma cópia 3D que voa pela tela acima. Assim que a nuvem sai da tela, os dados são armazenados na nuvem, tornando-se num sonho digital que continuará a viagem num voo interminável pela Web.

ROW

Museu de Aveiro / Santa Joana – Capela, por We Are Tundra (RUS)

Um conceito preliminar de uma instalação escalável determinada por dados. Row é uma matriz modular de ecrãs que pode formar várias formas e comprimentos. Traduzir imagens cruas geradas por sons generativos, o conteúdo ecoa com ligeiro atraso que cria vários padrões que destacam e refletem as características espaciais do lugar onde está instalado

As principais iniciativas desta semana tecnológicavão ser também transmitidas em direto, através do site: https://techweek.aveirotechcity.pt/. Esta é uma semana que tem o selo do projeto Aveiro 2027 - Cidade Candidata a Capital Europeia da Cultura e da marca Aveiro Tech City.

Horários do Criatech:

Dia 12 (segunda-feira): 13h30-18h00

Dias 13 a 15 (terça a quinta-feira): 10h00 – 12h30 / 13h30-18h00

Dias 16 e 17 (sexta-feira e sábado): 10h00-12h30 / 13h30-18h00 / 20h00-24h00

Dia 18 (domingo): 10h00-12h30 / 13h30-18h00

Nenhum comentário:

Postar um comentário