terça-feira, 17 de novembro de 2020

Portugal juntou-se à Europol e a 23 países para apreender armas

No âmbito da Operação BOSPHORUS, um total de 24 países europeus, apoiados por instituições e agências da União Europeia, incluindo a Europol, juntaram-se para detetar armas de alarme/sinalização de origem turca, traficadas na União Europeia através da Bulgária e outros países, nos moldes estabelecidos pela EMPACT (European Multidisciplinary Platform Against Threats).

A Polícia de Segurança Pública (PSP) desencadeou, a nível nacional, a recolha de prova com relevância criminal por suspeita de aquisição de armas de alarme sem autorização e facilmente convertíveis em armas de fogo. Através do Departamento e aos Núcleos de Armas e Explosivos da PSP, foram detidos dois cidadãos por posse de armas ilegalmente transformadas e apreendidas.
É de destacar que, das 191 armas apreendidas a nível europeu no decorrer desta operação final conjunta, 136 foram apreendidas pela PSP.
A partilha de informação entre a EUROPOL, Espanha e Portugal, através da National Firearms Focal Point da Guardia Civil e do Ponto Focal de Armas e Explosivos da PSP, constitui um pilar crucial no combate ao tráfico internacional de armas.

Fonte e Imagem: PSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário