sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Proença-a-Nova | Apoios disponíveis para prejuízos pós-incêndios florestais de 2020

Sessões de divulgação a 2 de dezembro 
Já se encontram disponíveis, até 15 de janeiro, os apoios para fazer face aos prejuízos decorrentes dos incêndios florestais que afetaram o concelho de Proença-a-Nova durante o verão de 2020, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural do Continente (PDR 2020), inseridos na medida 6.2.2, «Restabelecimento do Potencial Produtivo». 

Está disponível um montante de 2 milhões de euros para reconstituição ou reposição do potencial produtivo das explorações agrícolas danificadas, correspondente a animais, plantações plurianuais, máquinas, equipamentos, armazéns e outras construções de apoio à atividade agrícola, sendo que só são elegíveis danos que ultrapassem 30% do seu potencial agrícola. 

O apoio é concedido sob a forma de subvenção não reembolsável a 100% no caso de a despesa elegível ser igual ou superior a 5 mil euros; a 85% em despesas elegíveis superiores a 5 mil e até 50 mil euros; ou a 50% para prejuízos superiores a 5 mil e até 800 mil euros. 

Na próxima quarta-feira, 2 de dezembro, os técnicos do Município irão realizar sessões de divulgação junto da população, em articulação com as Juntas de Freguesia, com o objetivo de esclarecer quaisquer dúvidas sobre as candidaturas, nos seguintes horários e locais: às 9h30 nos Cunqueiros, às 10h30 nas Fórneas, às 11h no Esfrega, às 11h30 na Herdade, às 14h em Alvito da Beira, às 15h na Dáspera e às 16h nas Corgas. 

Recorde-se que a maior parte da área ardida em 2020 é composta por povoamentos de pinheiro e eucalipto, tendo ardido igualmente oliveiras, árvores de fruto e pastagens para animais (entre caprinos, ovinos e asininos). Há ainda a registar algumas dezenas de edificações ardidas, entre casas devolutas e arrecadações agrícolas e anexos. 

As candidaturas decorrem no portal do PDR 2020 e o Gabinete de Apoio ao Empresário e Agricultor encontra-se disponível para prestar esclarecimento de dúvidas na submissão das mesmas, através do telefone 274 670 000 ou do e-mail gapemp@cm-proencanova.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário