terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Águeda | Iniciativa leva a Astronomia às escolas do concelho


Durante 16 dias, 847 alunos dos 3.º e 4.º anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico receberam “O nosso vizinho marciano”

“Sabias que Marte é o planeta mais parecido com o nosso?” Esta foi uma das observações explicadas na atividade de astronomia que decorreu nas escolas do concelho de Águeda entre os dias 16 de novembro e 17 de dezembro. No total, 847 alunos dos 3.º e 4.º anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico receberam nas salas de aula “O nosso vizinho marciano”.

Durante as 44 sessões, a atividade permitiu ensinar aos alunos como tem sido o processo de conhecimento científico do chamado planeta vermelho. No início e durante muito tempo, acreditava-se que este que é o quarto planeta a contar a partir do Sol, “era habitado por marcianos que tinham construído uma extensa rede de canais na superfície do planeta”, refere a sinopse da atividade.

Hoje, depois da investigação científica, sabe-se que Marte é um planeta rochoso, frio e seco, com uma paisagem marcada por desfiladeiros profundos e vulcões gigantes. Ainda assim, “é o planeta mais parecido com o nosso”, descreve a sinopse da atividade de astronomia nas escolas, onde é ainda explicado que Marte tem calotas polares cobertas de gelo, estações do ano e canais secos onde já correu água.

Estas e outras características do planeta foram explicadas aos alunos de 12 escolas do concelho: Escola Professor Artur N. Vidal (Fermentelos), EB de Aguada de Baixo, EB de Aguada de Cima, EB1 de Travassô, Centro Escolar António Graça (Barrô), EB de Valongo do Vouga, EB da Trofa, EB da Borralha, EB Fernando Caldeira, EB de Assequins, EB de Recardães e EB de Macinhata do Vouga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário