terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Passageiros várias horas no aeroporto de Faro para fazer teste


Dezenas de passageiros provenientes do Reino Unido ficaram retidos durante várias horas no aeroporto de Faro, para fazerem o teste da covid-19, alguns deles mais de quatro horas e perdendo outras ligações.

A informação foi dada à Lusa por pessoas afetadas, e decorre das novas regras para as pessoas que chegam a Portugal vindas do Reino Unido.

A Lusa contactou a ANA -- Aeroportos de Portugal, que confirmou a existência de "constrangimento" no aeroporto de Faro,

A chegada de passageiros sem teste covid-19 ao aeroporto de Faro, de forma massiva, causou constrangimento e maior demora neste procedimento. A ANA está, em conjunto com as restantes autoridades, a trabalhar para melhorar as condições e diminuir o desconforto dos passageiros", disse à Lusa, em comunicado, fonte oficial da empresa.

A mesma fonte disse que os meios do laboratório da Faro que está a fazer os testes no aeroporto foram reforçados, tendo em conta o elevado número de passageiros sem teste à covid-19.

O Governo português decretou restrições à entrada em Portugal, a partir de hoje, de passageiros de voos provenientes do Reino Unido, que passa a ser permitida apenas a cidadãos nacionais ou legalmente residentes em Portugal, na sequência da identificação naquele país de uma variante mais contagiosa do novo coronavírus, que provoca a doença covid-19.

À chegada a Portugal os passageiros que cumpram os requisitos de entrada têm de apresentar um teste laboratorial de rastreio negativo ao SARS-Coov-2. Segundo o Governo português, caso não tenham o teste negativo à covid-19 os passageiros serão "encaminhados pelas autoridades competentes" para "a realização do referido teste no interior do aeroporto, através de profissionais de saúde habilitados para o efeito", ficando em isolamento

Fontes ouvidas pela Lusa disseram que passageiros chegados num voo da Ryanair que aterrou às 16:30 em Faro ainda aguardavam na fila para fazer o teste cerca das 20:00.

As fontes disseram que vários passageiros acabaram por não fazer o teste, pelo qual teriam de pagar 100 euros, recebendo uma declaração para fazerem o teste nas próximas 48 horas.

As restrições impostas pelo Governo português tinham levado companhias aéreas a decidir não embarcar passageiros que não estivessem munidos do teste à covid-19, o que foi ultrapassado depois de ter sido divulgada uma nota do Governo sobre a matéria.

Na nota o Governo esclareceu que os cidadãos nacionais que viagem desde o Reino Unido e que não tenham comprovativo de um teste negativo serão reencaminhados para realizar o despiste no aeroporto onde aterrem.

O objetivo é que, "transitoriamente", os cidadãos nacionais e legalmente residentes em Portugal que não sejam portadores de comprovativo de realização de teste negativo sejam encaminhados pelas autoridades competentes, à chegada a território nacional, para realização do referido teste no interior do aeroporto, através de profissionais de saúde habilitados para o efeito (ficando em isolamento nos termos definidos pelas autoridades de saúde), dizia o comunicado de hoje.

Em Portugal, segundo as autoridades, não se confirma a circulação da nova variante vírus detetada no Reino Unido.

No sábado o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou novas medidas em Londres e regiões do sudeste de Inglaterra, incluindo a recomendação contra as viagens ao estrangeiro, devido à nova variante detetada.

Lusa

Imagem:NAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário