segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Associação Bandeira Azul da Europa atribui galardões "Mais Azul" e "10 anos de participação" ao Município de Leiria


O Município de Leiria recebeu esta segunda-feira os certificados "Mais Azul" e "10 anos de participação" da Praia do Pedrógão Centro, atribuídos pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), referentes à participação no programa Bandeira Azul.

O Certificado Bandeira Azul é atribuído aos municípios que se candidatam ao programa Bandeira Azul, da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), e que cumprem os requisitos necessários para a sua atribuição.

Este é um programa que agrega os temas da Informação e Educação Ambiental, Monitorização da Qualidade da Água Balnear, Gestão Ambiental, Segurança e Serviços, Responsabilidade Social e Envolvimento Comunitário, premiando as boas práticas dos municípios que concorrem e se comprometem a cumprir os rigorosos critérios delineados pelo programa.

A Bandeira Azul representa um símbolo de qualidade que distingue o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, elevando o grau de consciencialização dos cidadãos em geral e dos decisores em particular para a necessidade de proteção do ambiente marinho, costeiro e lacustre.

No ano 2020, para além da habitual Bandeira Azul, foram ainda atribuídos dois galardões adicionais à Praia do Pedrógão Centro: o Certificado "10 anos Bandeira Azul", que premeia os Municípios que cumprem durante 10 anos consecutivos os critérios do programa, e o prémio "Município Mais Azul 2020", por Leiria se ter distinguido de forma exemplar na área da Educação Ambiental no ano 2020, encontrando soluções e respostas inovadoras adaptadas às contingências implementadas para fazer frente ao contexto pandémico na época balnear.

Nestas atividades de Educação Ambiental, destacam-se as iniciativas "De volta ao mar com a atitude de mudar", que consistiu na colocação de sinalética alusiva aos cuidados necessários a ter em contexto pandémico bem como de incentivo às boas práticas ambientais no que diz respeito ao descarte de materiais de proteção individual, tal como os "Contos à Beira-Mar", uma iniciativa online que promoveu o conto infantil como uma forma de comunicação de boas práticas ambientais e de educação ambiental.

O quiz de Lixo Marinho "Descobre o Intruso", a oferta de cinzeiros portáteis Biataki à população veraneante da Praia do Pedrógão como forma de sensibilização ambiental para alertar contra os efeitos poluentes das beatas de cigarros descartadas na orla costeira foram outras ações desenvolvidas neste contexto.

A cerimónia de entrega dos certificados decorreu esta segunda-feira no Centro de Interpretação Ambiental, com as presenças da vereadora do Ambiente no Município de Leiria, Ana Esperança, e da coordenadora nacional do Programa Bandeira Azul, Catarina Gonçalves.

Recorde-se que na passada semana o Município de Leiria recebeu, pelo sétimo ano consecutivo, o diploma ECOXXI da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e juntou-se aos concelhos a nível nacional que maior pontuação receberam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário