quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Apreendidos mais de 600 quilos de pescado na Gafanha da Nazaré

O Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, ontem, dia 26 de janeiro, apreendeu mais de 600 quilos de pescado fresco de diversas espécies por fuga à lota e por não cumprirem com as medidas mínimas estipuladas por lei, na Gafanha da Nazaré, no concelho de Ílhavo.

No decorrer de uma ação de fiscalização dirigida às atividades de pesca e cumprimento das normas que regem a descarga e o transporte de pescado fresco, os militares da Guarda fiscalizaram três viaturas no Porto de Pesca Costeira de Aveiro que transportavam o pescado sem qualquer documentação.

No decorrer das diligências policiais detetou-se ainda que parte do pescado não cumpria com a medida mínima estipulada por lei para ser comercializado, nomeadamente as espécies lula-vulgar e pescada-branca, tendo sido apreendidos mais de 600 quilos de pescado com um valor estimado de 5 378 euros.

Foram identificados dois homens de 41 e 65 anos e a empresa proprietária da embarcação. Foram, ainda, elaborados três autos de contraordenação, cujas infrações podem atingir um valor máximo de 44 891 euros.

O pescado imaturo apreendido, depois de submetido a verificação higiossanitária, foi entregue a seis instituições de solidariedade social.

Quanto ao pescado apreendido, por não ter sido sujeito ao primeiro regime de venda, será entregue em lota para ser vendido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário