terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Leiria | Município avança com novas medidas de apoio à educação, economia e saúde e segurança


O Município de Leiria lança esta terça-feira um novo pacote com 12 iniciativas que visam reforçar as medidas de apoio ao combate à pandemia da COVID-19, desta vez nas áreas da educação, da economia e da saúde e segurança.

De acordo com o despacho emitido pelo Presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Lopes, será instalado um Centro de Vacinação contra a COVID-19 no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, “com o objetivo de disponibilizar um espaço amplo que permita de forma segura e eficaz proceder à vacinação da população”.

Será ainda distribuído um kit de segurança às Instituições Particulares de Solidariedade Social, bombeiros e profissionais de saúde e os edifícios municipais e as juntas de freguesia terão dispensores de máscaras, para além do reforço da sinalética nos espaços públicos, como parques infantis municipais, parques de desportos radicais e Percurso Polis.

Ao nível da educação, o Município pretende adquirir mais equipamentos informáticos de apoio ao ensino à distância, bem como disponibilizar uma banda larga móvel de acesso gratuito à internet aos alunos do escalão A dos três ciclos do ensino básico, que receberão igualmente serviços de manutenção dos equipamentos através do Centro de Recursos para a Inovação da Aprendizagem (CRIA).

Será também organizado um ciclo de encontros formativos, “integrados numa política ativa de valorização dos professores e educadores, tendo em vista a capacitação para o ensino à distância e a partilha de boas práticas pedagógicas em contexto digital, para os vários níveis de ensino”, avança ainda o despacho.

As escolas irão ainda receber um kit de segurança, composto por máscaras FFP2, máscaras cirúrgicas, máscaras sociais e frasco de álcool-gel.

Na área da economia, é de destacar a criação do programa “Made in Leiria”, um sistema de incentivos ao consumo de produtos regionais e que incluirá a realização de feiras digitais, sendo gratuita a entrega na região de Leiria.

Salienta-se também o regresso da gratuitidade do estacionamento nos parques de duração limitada, incluindo os situados na Fonte Quente e no Mercado de Sant’Ana, enquanto vigorar o período de confinamento.

Mais direcionado para o comércio, será estabelecida uma parceria com a ACILIS para elaboração e implementação de um plano de formação para comerciantes, a par de um ciclo de webinares “Viva Leiria”, com o objetivo de divulgar e esclarecer sobre os principais temas, tendências e boas práticas para o desenvolvimento do comércio digital.

Imagem: Jornal Médico

Nenhum comentário:

Postar um comentário