segunda-feira, 8 de março de 2021

AS POLÍCIAS E A PANDEMIA


Aquela foto de um polícia a multar um idoso sentado num banco de jardim correu nas redes sociais. Criticavam a polícia, pois o idoso teria parado para descansar do seu passeio higiénico. A Polícia veio esclarecer, e bem, que não estavam a multar o idoso. Estavam a multar quem tirou a fotografia. E que estava a desobedecer às regras.

A atitude das polícias tem sido pedagógica. Não tem sido musculada. Acho que a grande maioria dos portugueses estará comigo se disser que as nossas polícias mostram uma atitude elogiável. Concluo que as forças de segurança saem prestigiadas desta pandemia. O respeito pelos agentes de autoridade sai reforçado. O trabalho das forças de segurança, nesta pandemia, reforça a autoridade do Estado, sem autoritarismo nem abuso de poder.

Por tudo isto são condenáveis as maldosas e nada verdadeiras notícias das redes sociais. As mais das vezes são vídeos deturpados da realidade, escondem-se no anonimato, nos perfis falsos e contam uma história que não divulga a verdade. Os cidadãos devem ter isto presente, para que não façam juízos errados, com base em informações das reses sociais, onde qualquer um, até anónimo, pode publicar o que lhe apetecer, sem qualquer controlo.

Também por isso é elogiável a comunicação social não especulativa que ajuda a esclarecer estas deturpadas informações que aparecem nas redes sociais.

Estamos juntos, pela verdade, pela solidariedade, pelo respeito que todos merecem, mas sobretudo por quem nos ajuda na linha da frente.


EDUARDO COSTA, jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional

Nenhum comentário:

Postar um comentário