segunda-feira, 8 de março de 2021

Marinha Grande | Saudação do Dia Internacional da Mulher - 8 de março de 2021

 Saudação do Dia Internacional da Mulher - 8 de março de 2021

Aprovada pelo executivo em reunião de Câmara Municipal


Hoje assinala-se o Dia Internacional da Mulher. Por proposta de Clara Zetkin, em 1910 e oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, o Dia Internacional da Mulher é comemorado desde o início do século 20.


Esta data ficou reconhecida como o símbolo da luta emancipadora das mulheres, pelareivindicação da igualdade de direitos e oportunidades, pela paz de todo o Mundo.


Historicamente associa-se o 8 de março ao massacre levado a cabo em Nova York no dia 25 de março de 1911 numa empresa têxtil, quando 125 mulheres morreram queimadas por exigirem melhores condições de trabalho (trabalhavam entre 60 a 72 horas por semana), o que trouxe à tona as más condições enfrentadas por mulheres na Revolução Industrial. Esta tragédia, e outras semelhantes que ocorreram um vários pontos do Mundo, unificou as mulheres e deu-lhes força para enfrentar as desigualdades e a luta pelos seus direitos laborais, políticos e sociais.


Ao longo do seculo XX muitas lutas se travaram em prol da igualdade de género.As mulheres conquistaram o acesso à educação, à contracepção, ao voto e à participação política, ao mercado de trabalho e à investigação. Foram conquistas difíceis que motivaram a luta das mulheres do mundo e que hoje correm sérios riscos de colapso com retrocessos nos direitos.


Nunca é demais lembrar que são as mulheres as maiores vítimas de violência, que inclui práticas como a mutilação genital feminina, tráfico de mulheres, a exploração sexual e a violência doméstica. Práticas que têm por base a desigualdade de género.


São ainda as mulheres as mais prejudicadas em termos remuneratórios, em novembro de 2020 o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, revelou que a diferença remuneratória entre homens e mulheres em Portugal corresponde a 52 dias de trabalho pago ou 148,9 euros, a favor dos homens.


As diferenças entre homens e mulheres agudizaram-se com a pandemia que a todos assolou. Mais expostas à violência doméstica, vendo os seus salários suprimidos, em teletrabalho, com o acumular de tarefas, muitas mulheres têm visto as suas conquistas e direitos reduzidos. Todos temos consciência que na vida familiar e doméstica a igualdade está ainda mais longe de ser atingida. A pressão social, as crenças e os costumes ainda sobrecarregam a Mulher.


É preciso fomentar e incentivar para aigualdade desde sempre, nas escolas e no ceio familiar.


As conquistas têm sido muitas, especialmente em matéria de direito da parentalidade, mas é preciso fazer mais, é preciso estar mais atento, é preciso políticas efectivas que protejam os direitos das mulheres. Esta não é uma luta unilateral, é uma luta de mulheres e homens, que lado a lado devem pugnar por políticas de justiça, paz e solidariedade, por uma vida melhor, mais digna e mais feliz.


Saudar a luta das Mulheres, que é uma luta de todos os dias, torna-se fundamental no momento como o que vivemos. Assim, prestamos a nossa solidariedade para com as Mulheres Portuguesas e do Mundo, que travam lutas contra as consequências da pandemia, contra as desigualdades, discriminações e violências, pela igualdade pelo progresso e a paz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário