terça-feira, 30 de março de 2021

Pneumoscópio, o mapa dinâmico da Pneumonia e Meningite em Portugal


Disponível a partir de agora, o Pneumoscópio é uma ferramenta de representação geoespacial que permite mapear o número de internamentos por Pneumonia e mortalidade por Pneumonia ou Meningite, em Portugal Continental. Acessível em https://www.pneumoscopio.pt/, esta plataforma será um importante contributo para que investigadores, profissionais de saúde e decisores possam ter em conta o perfil da população nacional para ambas as patologias, permitindo-lhes delinear de forma fundamentada estratégias de prevenção e atuação para a mitigação do impacto das doenças.

Os últimos anos demostraram a importância de georreferenciar a informação em saúde, em especial na área da prevenção. Compreender o ecossistema em que vivem as populações é um fator essencial na construção de estratégias de prevenção e atuação para a mitigação do impacto das doenças.

Desta necessidade nasce o Pneumoscópio, que tem o objetivo caracterizar a Pneumonia e a Meningite de forma nacional e por região. Através do Pneumoscópio, será possível fazer a representação geográfica do número de internamentos por Pneumonia e da mortalidade por Pneumonia e Meningite, e relacioná-los com outros indicadores, como os sociodemográficos.

Entre outras vantagens, a representação geoespacial permitirá, por um lado, traçar o perfil de ambas as patologias na respetiva área de atuação, ao mesmo tempo que permitirá visualizar a sua associação com indicadores sociodemográficos como o Produto Interno Bruto per capita (poder de compra), o grau de escolaridade, a qualidade térmica habitacional, a taxa de sedentarismo por faixa etária e o índice de poluição atmosférica.

Será particularmente útil à investigação, bem como um importante apoio na construção de estratégias prevenção e atuação para a mitigação do impacto das doenças. Para assegurar a valência, a independência e eficiência do projeto, foi nomeada uma Comissão Científica que inclui:

Dr. Carlos Rabaçal - Hospital de Vila Franca de Xira
Prof. Doutor Davide Carvalho - Sociedade Portuguesa de Endocrinologia Diabetes e Metabolismo (SPEDM)
Prof. Doutor Filipe Froes - Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP)
Dra. Isabel Saraiva - Movimento Doentes pela Vacinação (MOVA)
Dr. Jaime Pina - Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP)
Dr. Ricardo Mexia - Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública (ANMSP)
Dr. Rui Costa - Grupo de Doenças Respiratórias (GRESP) da APMGF

A partir de agora, pode aceder ao Pneumoscópio aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário