quarta-feira, 28 de abril de 2021

Câmara de Águeda estabelece parceria com ACP para promover turismo


Com base no acordo, o ACP vai divulgar os eventos e atratividades de Águeda para promover o concelho como destino turístico para autocaravanistas.
A Câmara Municipal de Águeda firmou, ontem, um protocolo de colaboração com o ACP – Automóvel Club de Portugal, para a promoção do turismo de ar livre.

Segundo os pressupostos desta parceria, o Município informará o ACP dos eventos calendarizados, como por exemplo festas religiosas ou outras, espetáculos, festivais, exposições, provas desportivas ou qualquer outros eventos que possam ser relevantes para os visitantes e/ou turistas. Por sua vez, o ACP fará a sua divulgação e promoção, consoante a sua natureza, através dos vários meios de que dispõe, designadamente através do envio de e-mails, publicitação na revista mensal do ACP ou na revista semestral do “Clube ACP Autocaravanismo”, ou ainda através das newsletters periódicas, nas redes sociais e no website do ACP.
“Este acordo evidencia uma aposta clara do Município de Águeda no turismo sustentável, demonstrando a nossa capacidade para atrair turistas nacionais e estrangeiros, nomeadamente os que optem pelas autocaravanas como meio de mobilidade”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, salientando que, em todo o mundo, esta é uma área que tem tido um franco desenvolvimento e à qual o Município não está alheio.
Para tal, além do espaço existente no centro da cidade para acolhimento de autocaravanas, a Câmara Municipal está em processo de criação de mais áreas, em diferentes pontos do concelho, que possam receber este tipo de turistas, que advogam um turismo de liberdade, sem horas delimitadas, permitindo viajar com grande proximidade e respeito pela Natureza.

No âmbito deste acordo estabelecido com o ACP, a Câmara Municipal de Águeda, para além de divulgar os eventos e atividades agendadas, disponibiliza toda a informação sobre as localizações no território concelhio em que seja permitido, de forma permanente ou temporária, o estacionamento de autocaravanas, incluindo a pernoita (localização GPS, horário e preços).

Luís Figueiredo, diretor geral comercial e marketing do ACP, declarou que o objetivo do organismo ao estabelecer estes acordos, passa por “mostrar a oferta que existe em Águeda”, descrevendo a área onde os autovaravanistas podem instalar-se, bem como os eventos e atratividades que existam “para tornar Águeda um destino turístico” para este público.

Um dos meios a privilegiar para a divulgação da oferta existente em Águeda é o “Clube ACP Autocaravanismo”, que agrega os sócios do ACP adeptos de autocaravanas, onde é fomentada a partilha de informação e experiências.

Ao mostrar as infraestruturas, os autocaravanistas são incitados não só a deslocar-se para ver determinado evento ou espetáculo, seja cultural, social ou desportivo, mas a “pernoitar em Águeda um ou dois dias”, contribuindo, assim, para o desenvolvimento turístico desta região.

Realçando que o ACP tem estabelecido este tipo de acordos por todo o país, o dirigente sublinha que esta aposta no autocaravanismo resulta do facto de este ser um “turismo em crescimento. São pessoas com um pouco mais de idade, que estão noutro estágio da vida, mas que têm tempo para apreciar, para visitar o comércio local, para desfrutar das paisagens, dos restaurantes”, descreveu.

Luís Figueiredo salientou ainda que esta é uma área que o ACP tem divulgado muito, por considerarem esta “uma forma de as pessoas fazerem turismo, e turismo interno”, defendendo que estes turistas “fiquem nas cidades até 72 horas, de forma a desocuparem o lugar para outros viajantes”.

Refira-se que, após a assinatura do protocolo, os dirigentes do ACP foram conhecer a Estação de Serviço de Autocaravanistas, no centro da cidade, e alguns espaços onde a Câmara pretende instalar parques de autocaravanismo para pernoita no concelho, nomeadamente junto à Pateira de Fermentelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário