terça-feira, 13 de abril de 2021

Município lança Cartão Leiria em novo pacote de medidas de apoio Covid-19

 

O Município de Leiria anunciou esta terça-feira o lançamento do Cartão Leiria, que oferece descontos a residentes em estabelecimentos comerciais do Município aderentes, uma medida integrada num novo pacote de 16 medidas de apoio económico e social no âmbito da pandemia Covid-19.

Este cartão, destinado a residentes no concelho, possibilitará benefícios para os clientes nos estabelecimentos do comércio local aderentes, uma iniciativa no âmbito das medidas municipais de dinamização e apoio da economia.

Disponibilizado pelo Município, o Cartão Leiria, que se encontra em fase de criação, incorpora uma solução tecnológica que abre múltiplas possibilidades de desenvolvimento no futuro, podendo evoluir para outras áreas, como entradas em espaços culturais e desportivos do Município.

Além desta iniciativa, o Município anunciou a celebração de um protocolo com a Associação Nacional de Farmácias para criar um programa de testagem dirigido à população de risco, grupos prioritários e trabalhadores de setores de atividade económica com maior grau de exposição.

O lançamento de uma campanha de sensibilização apelando ao sentido cívico e ao cumprimento das regras mínimas de segurança, com reforço da sinalética e promoção de ações de sensibilização nos locais identificados com maior probabilidade de ocorrência de aglomerados populacionais, e a divulgação semanal de um boletim com indicadores de risco de transmissão do vírus no concelho, de modo a definir estratégias de atuação adequadas à evolução da situação epidemiológica, foram outras medidas anunciadas.

O Município vai ainda realizar ações de proximidade e de sensibilização junto dos estabelecimentos com esplanadas, apelando aos clientes e proprietários para o cumprimento escrupuloso das regras definidas pelas autoridades, em colaboração com as Forças de Segurança, Autoridade de Saúde, a Proteção Civil e a ACILIS, tal como uma campanha e ações de sensibilização apelando e promovendo o comércio seguro, de forma a recuperar a confiança e o sentimento de segurança a comerciantes e clientes.

Está também previsto o lançamento de nova edição do programa Viva Leiria, em parceria com a ACILIS, com o objetivo de incentivar as compras no comércio local e, dessa forma, a retoma rápida e eficaz da economia da região, através da atribuição de vales de desconto.

Na área da Educação e Cultura, vai ser dada continuidade à distribuição de kits de segurança - compostos por máscaras FFP2, máscaras cirúrgicas, máscaras sociais e frasco de álcool-gel -, a todos a alunos, professores e outros funcionários escolares dos estabelecimentos de ensino público e privado de Leiria, estando também prevista uma ação de sensibilização, em colaboração com o Politécnico de Leiria, no regresso dos estudantes ao ensino presencial e acolhimento dos novos estudantes de Erasmus.

O reagendamento dos espetáculos e iniciativas culturais e o reforço da programação cultural a desenvolver em cumprimento de todas as orientações de segurança fazem também parte do pacote de medidas de apoio.

Na área do desporto e lazer, está prevista a disponibilização ou apoio aos clubes no regresso aos treinos desportivos no fornecimento de testes à COVID-19 para rastreio aos atletas, técnicos, direção dos clubes e árbitros com residência no concelho, tal como o estímulo ao programa «Freguesias em Movimento», em estreita articulação com as Juntas de Freguesia.

O movimento associativo do concelho está ainda contemplado com a atribuição de apoio financeiro suplementar e excecional através do Fundo Municipal de Emergência Social (FES).

Nenhum comentário:

Postar um comentário