terça-feira, 13 de abril de 2021

Rastreios à Covid-19

 

ARS Norte inicia rastreios piloto com motoristas de transportes públicos.

A Administração Regional de Saúde(ARS) do Norte está a desenvolver iniciativas piloto de rastreio à Covid-19, tendo priorizado o setor dos transportes com testes a motoristas de metro, autocarros, comboios e táxis.

Em declarações à agência Lusa, a ARS Norte referiu que a iniciativa se insere num conjunto de «modelos operacionais de rastreio da Covid-19, em contexto ocupacional, de forma a assegurar um processo de desconfinamento seguro».

«Foi priorizada a área da mobilidade e dos transportes, cujos profissionais apresentam um contacto regular com o público, propiciando um aumento de risco de exposição ao SARS-CoV-2», acrescenta a ARS Norte.

O rastreio teve início na semana passada, no parque da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto de Bonjoia, com testagem no Metro do Porto e colaboradores de empresas associadas, como a Transportes Espírito Santo de Gaia, bem como taxistas do grande Porto.

A operação expandir-se-á agora a trabalhadores da CP – Comboios de Portugal.

Sem avançar com novas datas ou outros locais, a ARS Norte salvaguarda que estas iniciativas piloto permitiram constituir uma equipa com capacidade para se deslocar a qualquer local da região Norte.

O objetivo é conseguir «operacionalizar um rastreio da Covid-19, que seja justificável face à evolução da situação epidemiológica».

Visite:

ARS Norte – http://www.arsnorte.min-saude.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário