terça-feira, 13 de abril de 2021

Procriação Medicamente Assistida

Algarve vai ter Centro de Procriação Assistida até final do ano.

 O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, anunciou no Dia Mundial da Saúde, durante a Comissão de Saúde, a criação de um Centro de Procriação Medicamente Assistida no Algarve, com o objetivo de melhorar o «acesso a estes tratamentos nesta região e na periferia».

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) tem estado a trabalhar com o Ministério da Saúde no sentido de garantir que o projeto esteja implementado até ao final de 2021, pretendendo dar uma resposta efetiva à população do Algarve e do Alentejo e integrar a rede de referenciação.

De acordo com a Presidente do Conselho de Administração, Ana Castro, «a criação deste centro já estava prevista no nosso Plano Estratégico. Neste momento, estamos a trabalhar com os Serviços de Ginecologia e de Obstetrícia do CHUA nas unidades hospitalares de Faro e de Portimão, para que possamos otimizar a equipa e garantir que a temos pronta para poder avançar com o projeto. Simultaneamente, estamos a avaliar os espaços para podermos colocar os equipamentos e já temos as plantas de outros centros que foram criados recentemente para utilizar como modelo. Pedimos autorização para podermos avançar, porque carece de uma rede de referenciação, e a tutela concordou que se avançasse».

«Os elementos da equipa que vão integrar este centro já se encontram identificados pelo seu perfil de diferenciação na área», sublinhou Ana Castro, realçando o facto de, «com esta resposta, o Algarve deixar de estar dependente de outros centros e passar a ser uma resposta efetiva para a população do sul».

Para saber mais, consulte:

CHUA > Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário