terça-feira, 13 de abril de 2021

Programação online e itinerante - Marinha Grande celebra 25 de Abril de 1974

 A Câmara Municipal da Marinha Grande vai celebrar o 25 de Abril de 1974 com um variado e ambicioso programa com iniciativas online e em itinerância, que tem como objetivo evocar a revolução e continuar a garantir a participação da população nas comemorações.

Para a presidente da Câmara Municipal, Cidália Ferreira, “este ano, garantindo todas as condições de segurança, criámos novas soluções online e presenciais que não representam risco para a saúde pública e outras soluções itinerantes que pressupõem a interação com a população à distância”.
Cidália Ferreira lembra que “há mais de um ano que enfrentamos uma luta mundial contra a Covid-19, que colocou à prova a nossa sociedade e reforçou a importância da cooperação institucional, da responsabilidade social, da valorização e respeito pelo outro, que são ideais preconizados também pelo 25 de Abril. Por isso, mais do que nunca, devemos celebrar o dia da Liberdade, cumprindo e honrando o espírito da revolução de Abril”.

O Programa Comemorativo do 25 de abril de 1974 será maioritariamente efetuado em formato online, com transmissão na página de Facebook e canal do Youtube do Município da Marinha Grande.

Será apresentado um programa transversal, para adultos e crianças, desde a leitura de um conto infantil, à música, com a transmissão do concerto da reconhecida cantora Teresa Salgueiro (ex-Madredeus), um concerto itinerante pelas ruas da cidade com a atuação de artistas marinhenses e outras atividades paralelas de destaque, como Corridas Virtuais e um Concurso de Fotografia, passando por visitas aos museus municipais, não esquecendo os habituais momentos evocativos de Abril, com o intuito de viver e recordar uma data tão importante como esta.

Tendo em conta a evolução da situação epidemiológica em Portugal, o programa poderá sofrer eventuais alterações.

PROGRAMA DAS COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

24 DE ABRIL DE 2021 . sábado

Biblioteca Municipal | Online
18h00 - CoNTAR ABRIL
Leitura do conto infantil “O Tesouro”, pela Educadora de Infância Aida Mira
Escrita por Manuel António Pina, “O Tesouro” é uma história para miúdos e graúdos. Fala-nos de algo que por vezes não valorizamos como devíamos, a liberdade. É a história que levou ao 25 de abril, ao recuperar da liberdade, esse “tesouro” tão valioso.

Casa da Cultura Teatro Stephens | Online
21h30 - Apresentação da peça "Projeto 25", pelo grupo de teatro Teatresco
Dirigida pelo encenador Pedro Wilson e apresentada em formato híbrido de cine-teatro, esta peça é uma viagem ficcionada sobre a privação das "liberdades", comparando metaforicamente o 25 de Abril de 1974, com a realidade pandémica dos dias de hoje... Estamos em 2021 e 3 jovens de uma escola secundária, propõem-se fazer para a disciplina de História um trabalho em grupo sobre o 25 de Abril de 1974...

22h30 – Concerto comemorativo do 25 de abril, com Teresa Salgueiro
“25 de Abril - Por Dentro do Silêncio”
Uma figura artística ímpar no nosso País que, desde há quase três décadas, constitui uma imagem emblemática de Portugal no mundo. Nesta data tão marcante para a nossa história coletiva, Teresa Salgueiro trará também para o alinhamento do seu espetáculo algum repertório de autores que com o seu talento e intervenção, marcaram decisivamente o nascimento da democracia em Portugal.

23h50 - Interpretação do tema “Grândola”, por Teresa Salgueiro, com a presença de elementos da Confraria da Sopa do Vidreiro

23h55 - Interpretação do Hino Nacional “A Portuguesa”, por Luísa Oliveira, acompanhada por elementos da Orquestra Juvenil da Marinha Grande

Salão Nobre | Online
24h00 - Discurso da Senhora Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira

25 DE ABRIL DE 2021 . domingo

Casa da Cultura Teatro Stephens | Online
10h00 - Concerto para Bebés “Embalos de Abril”, pela companhia Musicalmente
Agggg Agóóóóó ó, Agora Abril
São papoilas, são gaivotas, as pedras do mar, astros e canções. São estações de rádio com canções novas. Em Abril, os bebés que agarram todo o futuro, gostam de canções. Os bebés reivindicam que se lhes cante, e ali se aninham em colos que respiram trovas e baladas. Sim, porque as canções de embalar não bastam. Precisam igualmente de canções para acordar. Acordai, acordai bebés, mamãs, papás e avós.
ÓÓÓóóó, Pim

Casa da Cultura Teatro Stephens | Transmissão em direto
11h00 - Sessão da Assembleia Municipal Evocativa do 25 de abril
Discurso da Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira
Intervenções dos movimentos de cidadãos e forças políticas com representação na Assembleia Municipal
Discurso do Senhor Presidente da Assembleia Municipal da Marinha Grande, Luís Guerra Marques

Casa da Cultura Teatro Stephens | Online
16h00 - Encontro Internacional de Contadores de Histórias
Uma iniciativa organizada pel' O NARIZ Teatro de Grupo, em parceria com a Câmara Municipal de Leiria, com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande, que contará com a participação especial dos contadores de histórias: Cristina Taquelim (Portugal), Tâmara Bezerra e Fábio Supérbi (Brasil), Antonella Gilardi (Itália), Adriano Reis (Cabo Verde) e outros contadores do Nariz Teatro.

Ruas da Cidade
17h30 - Concerto itinerante com os artistas marinhenses, Taramela e Luísa Oliveira
A banda Taramela é constituída por quatro músicos com sensibilidades e experimentações diferentes, numa união em que a valorização da música de expressão portuguesa é uma realidade. A música de Luísa Oliveira define-se pelas palavras: cumplicidade, emoção e saudade! Zeca Afonso, Fausto e Trovante serão alguns dos cantautores que pretendem homenagear neste concerto. O público é convidado a recordar Abril, através de momentos musicais que estão guardados nas mais saudosas memórias de cada um de nós!

ATIVIDADES PARALELAS
De 01 a 18 de abril
“Olhar a Liberdade” - Concurso de fotografia
Este concurso pretende contribuir para expressar a forma como olhamos e sentimos a liberdade nos dias de hoje, tendo em conta especialmente tudo o que temos vivido e sentido no último ano, apelando ao registo de imagens que testemunhem um novo olhar, uma nova forma de fruir a liberdade de cada um.
As fotografias a concurso serão publicadas na página do facebook do Município, no dia 22 de abril de 2021, para votação pelo público de 22 de abril até às 17h00 do dia 25 de abril. As 3 fotos que obtiverem mais "gostos" serão as vencedoras.
Regras de participação e inscrições em www.cm-mgrande.pt

De 01 de abril a 15 de abril
“Expressar a Liberdade” - Mural do 25 de abril
Desafio às escolas | Turmas de AAAF e CAF
Elaboração de trabalhos alusivos ao 25 de abril no âmbito das disciplinas artísticas dinamizadas nas AAAF e CAF das escolas do concelho (pré-escolar e 1º Ciclo) que culminará na criação de um Mural do 25 de abril, que integrará a decoração do Camião do Concerto Itinerante do dia 25 de abril.
24 e 25 de abril
“Corridas de Abril” Marinha Grande – 1 Milha | 5km | 10km
Corrida Virtual
Organização técnica: Recorde Pessoal

24 e 25 de abril
Visitas Gratuitas aos Museus Municipais
09h00 às 13h00
Dia 24 - Museu do Vidro e Museu Joaquim Correia
Dia 25 - Museu do Vidro

ATIVIDADES NO CONCELHO
Associação Cultural e Recreativa da Comeira
14 de abril | Online
21h30 - Poesia ao Serão, com Poemas de abril
Iniciativa realizada através da plataforma Zoom
25 de abril | Salão da associação
11h00 - Peça de teatro "Gaitas, Mantas e Chouriças”, pela companhia Teatro à Solta
Inspirado em lendas tradicionais portuguesas, não se sabe quem tem razão; o que sabemos, sim, é que neste espetáculo as gargalhadas estão garantidas - dos mais novos aos mais crescidos!
A peça será apresentada presencialmente no Salão da associação e em conformidade com as regras da DGS.
Org.: Associação Cultural e Recreativa da Comeira
Sport Operário Marinhense
25 de abril | Online
17h00 - Concerto “Cantar e Dizer Abril”
Concerto comemorativo do 25 de abril, com transmissão em Live Streaming, na Marinha Grande TV, redes sociais e canal de Youtube, no dia 25 de abril pelas 17.00 horas.
Org.: Sport Operário Marinhense

Junta de Freguesia da Moita
25 de Abril
9h00 - Hastear da Bandeira e Romagem ao Cemitério
Hastear da bandeira na Junta de Freguesia, seguindo-se a Romagem ao Cemitério, para colocação de flores no Talhão dos Combatentes.
Org.: Junta de Freguesia da Moita

Junta de Freguesia de Vieira de Leiria
De 21 de Abril a 3 de maio | Atrium do Edifício da Junta
Exposição de capa de jornais
24 de Abril
23h50 - Música de intervenção
25 de Abril
9h30 - Hastear da Bandeira e Homenagem aos Combatentes
Org.: Junta de Freguesia de Vieira de Leiria

Nenhum comentário:

Postar um comentário