terça-feira, 13 de abril de 2021

Marinha Grande | Teatro pedagógico assinala Dia Internacional dos Museus

A Câmara Municipal da Marinha Grande comemora o Dia Internacional dos Museus e Sítios (DIMS), através da exibição online de um espetáculo de teatro pedagógico denominado "Na Língua de Camões”, pela companhia de Teatro À Solta, no dia 18 de abril, às 16h00.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS) foi criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) a 18 de abril de 1982 e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para a necessidade da sua proteção e valorização. Celebrando o património nacional, comemoramos também a solidariedade internacional em torno do conhecimento, da salvaguarda e da valorização do património em todo o mundo.
Em 2021, o tema proposto para o DIMS pelo ICOMOS Internacional é “PASSADOS COMPLEXOS: FUTUROS DIVERSOS.”

De acordo com a Direção-Geral do Património, “o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS) 2021 constitui uma oportunidade para sensibilizar comunidades e públicos para uma reflexão sobre o passado e para a importância de preparamos um futuro mais harmonioso, na consciência de que o património deve, sempre, ser fator de união, de partilha, de cidadania e de resiliência na evolução e valorização de sítios, paisagens, práticas e coleções”.

O espetáculo inspirado na epopeia de Luiz Vaz de Camões vai ser exibido online nas seguintes páginas:


Teatro pedagógico "Na Língua de Camões”, pela companhia de Teatro À Solta
Sinopse:
Provavelmente a obra mais conhecida de Luís Vaz de Camões, o poema épico “Lusíadas” é considerado a epopeia portuguesa por excelência. Os dez cantos que o compõem descrevem a viagem de Vasco da Gama na descoberta do caminho marítimo para a Índia, durante a qual se vão descrevendo outros episódios da História de Portugal, glorificando o povo português. Claro que não podíamos contar esta história sem lhe dar o nosso "toque especial" (leia-se comédia com fartura!): esta é uma adaptação ímpar que enaltece o "ser português", planeada para que se o público se divirta... muito!

Ficha Técnica:
Inspirada na epopeia de Luís Vaz de Camões

Duração: 70 minutos
Classificação: M 12
Dramaturgia: Suzanna Rodrigues
Encenação: Cristóvão Carvalheiro
Interpretação: Cristóvão Carvalheiro, Eurico Santos, Jaqueline Figueiredo & Tânia Catarino
Música Original: Teatro à Solta
Cenografia: Miguel Tepes
Adereços: Albano Alves
Figurinos: Cristina Ferreira
Fotografia: Carolina Miguel

Nenhum comentário:

Postar um comentário