terça-feira, 13 de abril de 2021

Leiria acolhe a Fase Intermunicipal da 14ª edição do Concurso Nacional de Leitura numa festa da leitura


A Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira organiza a fase intermunicipal da 14ª edição do Concurso Nacional de Leitura com a participação de nove dos dez concelhos que constituem a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria.

Entre os dias 12 e 15 de abril, 114 alunos, do 1º ciclo do ensino básico ao ensino secundário, apurados na fase municipal de cada concelho, realizam a prova escrita, desta feita em suporte digital, em resposta às contingências sanitárias em vigor. Esta prova tem como objetivo apurar os vinte finalistas para a prova de leitura, também denominada prova de palco, que terá lugar no Teatro Miguel Franco, no próximo dia 21 de abril, entre as 13:30 e as 17:00.

“No seguimento das indicações da Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB), concebemos um modelo híbrido de promoção desta festa da leitura, tão importante para os leitores que se formam nas escolas e nas nossas bibliotecas públicas. É preciso afirmar a importância da Leitura e daí o nosso esforço responsável e partilhado na organização desta iniciativa”, sublinha Anabela Graça, Vereadora da Educação e Cultura da Câmara Municipal de Leiria.

A prova de palco será apreciada pelo júri convidado para o efeito, constituído por Sandrina Milhano, diretora da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria; Jaime Martins, escritor; e Roberta Frontini, psicóloga, investigadora e booktuber.

A fase intermunicipal irá apurar oito leitores, dois representantes de cada ciclo de ensino, que, no dia 5 de junho, participarão na fase final em Oeiras.


A fase intermunicipal em Leiria conta ainda com a parceria da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, a Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Região de Leiria, o SMAS e a FNAC.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário