terça-feira, 13 de abril de 2021

Cantanhede | Agrupamentos de Escolas Lima-de-Faria e Marquês de Marialva

Alunos participam em atividade com o escritor e ilustrador Pedro Seromenho

Encontro com o escritor Pedro Seromenho” foi o mote de três sessões virtuais do escritor e ilustrador infantojuvenil Pedro Seromenho com mais de duas centenas de alunos dos Agrupamentos de Escolas Lima-de-Faria e Marquês de Marialva, nos dias 7 e 8 de abril.

À primeira sessão assistiram os alunos que frequentam os 3º e 4º anos de escolaridade do Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, nomeadamente das EB1 de Balsas, Corticeiro de Cima, Covões, Febres, S. Caetano e Vilamar. Ainda no dia 7 presenciaram algumas turmas das EB1 de Cantanhede Sul e Murtede, concluindo a atividade com a realização da terceira sessão, no dia 8, na presença de estudantes das escolas do ensino básico de Ourentã, Bolho e Cordinhã.

Durante as iniciativas, Pedro Seromenho interpretou textos literários de sua autoria, partilhando aspetos relacionados com a sua vasta experiência enquanto escritor e ilustrador, em particular sobre a sua mais recente obra “Inês, a inventora de profissões”.

Presente nas três sessões, Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal, que fez questão de não faltar e de se associar a esta atividade tão importante para a promoção da leitura, por entender que “são iniciativas bastante pertinentes e muito adequadas aos tempos atuais que vivemos”. O autarca salientou a “relevância de cimentar e reafirmar hábitos de leitura, nomeadamente incentivar o reforço do importantíssimo papel que os livros têm no desenvolvimento cultural humano das crianças e jovens. A prática de leitura desde tenra idade, associado ao inevitável contacto com os livros apresenta um enriquecimento do ser humano ímpar e singular nas suas diversas vertentes da sociedade”.

O livro “Inês, a inventora de profissões” foi apresentada pela Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra (CIM-RC), numa sessão pública online, que decorreu em novembro de 2020, e que contou com a presença do escritor Pedro Seromenho e da ilustradora, Zita Pinto. Esta obra foi selecionada para os alunos do 1.º ciclo no âmbito da fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura, que decorrerá no dia 16 de abril de 2021, na Biblioteca Municipal da Mealhada.

A Inês é a jovem mascote do projeto de educação promovido pela CIM Região de Coimbra – o Realiza.te – e que desafia, desde 2016, os pequenos empreendedores do 1.º ciclo da nossa região a criar histórias e jogos didáticos, dando a conhecer o nosso território na companhia de amigos que a visitam, ganhando assim nova roupagem e novos desafios, procurando-se adaptar ao perfil dos alunos do século XXI.

O livro nasceu da vontade e desejo de várias bibliotecas públicas, promotores de excelência da leitura no território que desenvolvem o potencial das crianças da Região de Coimbra, dando a oportunidade de explorarem as suas vocações, promovendo o seu desenvolvimento pessoal e preparando-os para os desafios de uma sociedade em constante mudança.

Realiza.te é o programa de ação territorial que visa promover o sucesso escolar, a equidade social, o emprego e a igualdade de oportunidades nos seus jovens. O projeto, cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu, destina-se a todas Escolas da Rede Pública dos 19 municípios da Região de Coimbra, desde alunos, professores, pais, pessoal não docente, entre outros e tem como meta diminuir o insucesso e o abandono escolar precoce em 10% no território da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

Pedro Seromenho Rocha nasceu em 1975, na República do Zimbabué. Com apenas dois anos de idade fixou-se em Tavira e mais tarde em Braga, onde reside atualmente. Licenciado em Economia, desde muito cedo demonstrou excecionais apetências pelo universo da escrita e da pintura, colaborando em inúmeras publicações e exposições como escritor e ilustrador


Nenhum comentário:

Postar um comentário