terça-feira, 13 de abril de 2021

Hospitalização Domiciliária Pediátrica

 Unidade Hospitalar de Torres Novas com projeto pioneiro em Portugal.

A Unidade Hospitalar de Torres Novas, inserida no Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), tem um projeto pioneiro de Hospitalização Domiciliária Pediátrica, que iniciou funções no passado dia 22 de março.

A unidade é assegurada por uma equipa multidisciplinar de profissionais de saúde, médicos especialistas em Pediatria, enfermeiros especializados e assistente social. Esta modalidade apresenta-se como uma alternativa ao internamento hospitalar convencional, proporcionando assistência contínua e coordenada às crianças e jovens que cumpram um conjunto de critérios clínicos, sociais e geográficos que permitem a sua hospitalização no domicílio.

O documento refere que este programa representa «uma nova fase de prestação de cuidados de saúde cada vez mais humanizados, no sentido em que os doentes poderão ser assistidos nos seus domicílios, procurando assim que o episódio de internamento domiciliário, que se efetiva dentro da casa do próprio doente, implique o menos possível com a sua dinâmica familiar e, também, com o seu conforto».

O Presidente do Conselho de Administração do CHMT, Carlos Andrade Costa, enfatizou ainda «o impacto que esta nova hospitalização domiciliária tem no agregado familiar da criança e do jovem, evitando também que os seus progenitores abandonem o domicilio para acompanhar o internamento hospitalar do filho ou filha. O impacto nas dinâmicas familiares é enorme e muito positivo».

A Unidade de Hospitalização Domiciliária Pediátrica responde a critérios clínicos muito específicos que visam salvaguardar quer a segurança clínica do doente, quer a segurança assistencial dos profissionais de saúde.

Além do internamento no domicílio, o Serviço de Pediatria do CHMT tem em curso uma outra modalidade assistencial: a consulta de intervenção domiciliária. Com este programa o Serviço de Pediatria desloca-se a casa das crianças e ou adolescentes efetuando atos clínicos e assistenciais a doentes com doenças crónicas, que desta forma evitam deslocar-se ao hospital e ainda permite aumentar o apoio aos pais em contexto domiciliário

Também na Unidade Hospitalar de Torres Novas irá iniciar atividade muito brevemente a nova a Unidade de Reabilitação Cardiorrespiratória. A unidade já está equipada com um vasto conjunto de equipamentos de última geração e que vem dar um outro tipo de resposta a doentes com doenças respiratórias crónicas e a doentes de reabilitação cardíaca.

Estes dois projetos foram apresentados no dia 5 de abril. O Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, esteve presente na apresentação, onde teve a oportunidade de conhecer a equipa afeta ao programa da Unidade Hospitalização Domiciliária Pediátrica e visitar a nova Unidade de Reabilitação Cardiorrespiratória.

Para saber mais, consulte:

CHMT > Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário