segunda-feira, 24 de maio de 2021

MUNICÍPIO DA COVILHÃ COMEMORA DIA MUNDIAL DA CRIANÇA


O contexto de pandemia alterou drasticamente e de forma inesperada as nossas rotinas, afetando instituições, sistemas e estruturas sociais, de que salientamos os ambientes educativos e as relações pessoais e familiares. As crianças foram particularmente afetadas, com alterações dos seus quotidianos e práticas, manifestando-se também na forma como brincam e na interação com os seus pares, circunstâncias fundamentais no seu desenvolvimento.
A proximidade temporal de três efemérides marcantes na vida das nossas crianças motivou o Município da Covilhã, através da Biblioteca Municipal da Covilhã e do Projeto EU SOU +, no âmbito da área de intervenção socioeducativa, a promover um conjunto de iniciativas que permitam centrar as atenções e preocupações dos agentes educativos em dois pressupostos: as experiências de brincar e, em particular, os jogos físicos e mentais, como parte fundamental da vida e do desenvolvimento físico, cognitivo e sociocultural das crianças; o envolvimento ativo das crianças em processos criativos de utilização de resíduos e reutilização de materiais, como forma de sensibilização e predisposição para a melhoria da sustentabilidade do planeta.
Assim, a Câmara Municipal da Covilhã vai assinalar o Dia Mundial da Criança (1 de junho) de uma forma muito especial, levando a cabo um conjunto de iniciativas subordinadas ao lema “a brincar muito se aprende”. Com esta comemoração, o Município quer envolver as crianças que frequentam os jardins-de-infância e as escolas básicas do 1º ciclo em atividades diversificadas, como forma de celebrar não só o Dia Mundial da Criança, mas também o Dia Internacional do Brincar (28 maio) e o Dia Mundial do Ambiente (5 junho).

O programa oficial das comemorações foi apresentado na Biblioteca Municipal da Covilhã, no dia 21 de maio. A Vereadora com o pelouro da Educação, Regina Gouveia, considerou que estamos perante “um programa educativo, que tem vertente pedagógica e também lúdica”. A Vereadora apontou ainda alguns dos principais objetivos destas iniciativas, tais como “trabalhar o respeito das crianças pelos mais idosos e valorizar a sua sabedoria” ou “ensinar que brincar com recursos básicos, simples, até da própria natureza, é determinante na formação das crianças”.

A iniciativa “A BRINCAR MUITO SE APRENDE” conta com o apoio da Modatex, da ADC, e do McDonalds.

PROGRAMA OFICIAL:

A partir de 24 maio

CADERNOS DE BRINCADEIRAS
Lançamento e entrega dos cadernos de brincadeiras pais e avós nos Jardins-de-Infância e Escolas Básicas dom 1º Ciclo.

De 28 maio a 30 junho [marcação prévia]
OFICINAS SER + CRIANÇAS

Brincadeiras de Pais e Avós; Ciência Divertida; Hora do Conto e Literacia Digital.

Dia 31 maio, 14h30
VIDEOCONFERÊNCIA "A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR"

+ info:
Biblioteca Municipal da Covilhã
t. 275330660
biblioteca@cm-covilha.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário