terça-feira, 15 de junho de 2021

Coimbra | Candidaturas para a Escola de Pastores na Agrária de Coimbra abertas até 21 de junho


O prazo para candidatura à Escola de Pastores 2021 - Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC - IPC) foi prolongado até 21 de junho.

A Escola de Pastores trata-se de uma ação de formação integrada no “Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro” que, no caso particular da ESAC, visa promover o conhecimento na área da produção de pequenos ruminantes e do Queijo do Rabaçal, um dos principais produtos endógenos do território e com maior potencial de crescimento. O objetivo é que, no final do curso, o formando adquira a capacidade de produzir da maneira mais otimizada possível, segundo critérios de bem-estar animal, prevenção de riscos ocupacionais, proteção ambiental e segurança alimentar, de forma a garantir o sucesso da sua atividade.

A esta que é a segunda edição da Escola de Pastores e se inicia na Escola Superior Agrária de Coimbra no próximo dia 21 de junho, podem candidatar-se todos aqueles que tenham idade entre os 18 e os 55 anos (empregados ou desempregados), sejam detentores de escolaridade mínima obrigatória e não tenham frequentado com sucesso a primeira edição da Escola de Pastores.

Uma das condições preferenciais para ingresso na Escolas dos Pastores da Agrária de Coimbra é ter habitação primária na área geográfica da Região DOP do Queijo Rabaçal: parte dos concelhos de Condeixa-a-Nova (Freguesias de Condeixa-a-Velha, Ega, Furadouro, Vila Seca e Zambujal), Penela (Freguesias de Cumieira, Espinhal, Santa Eufémia e S. Miguel de Penela, Podentes e Rabaçal), Ansião (Alvorge, Ansião, Avelar, Chão de Couce, Lagarteira, Pousaflores, Santiago da Guarda e Torre de Vale Todos), Pombal (Abiul, Pelariga, Pombal, Redinha e Vila Chã), Soure (Freguesias de Degracias, Pombalinho e Tapeus) e Alvaiázere [Freguesias de Almoster, Alvaiázere, Maçãs de Caminho, Maçãs de Dona Maria, Pelmá, Pussos (lugar de Loureira), Rego da Murta (lugar de Relvas e Ramalhal)].

Para além da sua origem, será valorizado o facto de se tratar de um(a) empreendedor(a) com projeto empresarial de pastorícia que se pretenda instalar na região DOP Rabaçal ou, também que pretenda trabalhar no setor por conta de outrem.

As inscrições deverão ser formalizadas através do formulário disponível em https://forms.gle/tnLsaom3u9hgF6C97, ainda que, em casos excecionais, possam ser efetuadas via telefone, para o número 272 349 100.

Nenhum comentário:

Postar um comentário