terça-feira, 15 de junho de 2021

Livro | F. Scott Fitzgerald: depois d’O Grande Gatsby, a Guerra e Paz publica Terna É a Noite e O Estranho Caso de Benjamin Button

Depois de no mês de Abril ter publicado O Grande Gatsby, um retrato fiel e simbólico do «sonho americano», a Guerra e Paz volta a prestar tributo a F. Scott Fitzgerald, uma das figuras maiores da literatura norte-americana da primeira metade do século XX, com a publicação, em novas traduções, de Terna É a Noite e d’O Estranho Caso de Benjamin Button. Dois grandes clássicos da literatura, diferentes entre si, mas que espelham o génio do autor representante da chamada Geração Perdida. Se Terna É a Noite é um romance (semi)autobiográfico que retrata a época que se seguiu à primeira guerra mundial, com a sua agitação de costumes e a sua exposição da vulnerabilidade humana, a novela O Estranho Caso de Benjamin Button assume-se como uma irónica resposta a uma famosa afirmação de Mark Twain: «É uma pena que a melhor parte da vida venha no início e a pior parte no fim.» Duas boas razões para conhecer, ou revisitar, a colecção de clássicos da Guerra e Paz. Estarão ambos disponíveis a partir do próximo dia 22 de Junho na rede livreira nacional e no site da editora.

Dois exercícios pungentes que contextualizam a situação social dos loucos anos 20, como de resto o fazem todos os livros de Fitzgerald, Terna É a Noite e O Estranho Caso de Benjamin Button podiam muito bem – com as devidas adaptações espaciotemporais – ter sido escritos hoje.

Terna É a Noite, romance psicológico com um toque de suspense, foi o filho favorito de Scott Fitzgerald, ao qual dedicou vários anos da sua vida. Por essa razão, e por ser um romance (semi)autobiográfico em que a realidade e a ficção se confundem, torna-se «sempre melhor e melhor.», sendo «o melhor dos seus livros», diz-nos Ernest Hemingway.

O título diz-nos que a noite é terna, será o dia duro e cruel? Esta narrativa encantatória explora, camada por camada, significados profundos como a origem e a evolução da personalidade, pela perspectiva dos abusos – externos e auto-infligidos – e, ao mesmo tempo, estabelece um contraste e uma ligação entre a classe alta americana e europeia do início do século xx. Tudo dito numa escrita fluida, de ouvido. Uma escrita que levou António Lobo Antunes a dizer: «quando estou perante Terna É a Noite, esqueço que estou a ler. Gosto de ter a sensação de que não estou a ler.»

E se o perfume de Fitzgerald inspirou e influenciou grandes escritores, também ele foi inspirado por Mark Twain para criar O Estranho Caso de Benjamin Button, um irónico e admirável exercício de imaginação literária que nos apresenta como seria a vida de trás para a frente. Esta novela foi escrita em resposta à celebre frase de Twain: «É uma pena que a melhor parte da vida venha no início e a pior parte no fim.»

O livro conta-nos a história de Benjamin Button, um bebé que fuma charutos, anda de bengala e detesta leite quente. Tudo porque nasceu com 70 anos e, ao contrário de toda a humanidade, fica cada dia mais novo. Das mais curtas e fascinantes ficções de Fitzgerald, esta novela de um absurdo kafkiano relança as questões, ainda hoje actuais, da juventude e da velhice, das convenções e das máscaras sociais. A obra tornou-se ainda mais célebre em 2008, com a adaptação ao cinema de David Fincher, protagonizada por Brad Pitt e Cate Blanchett e chega agora à rede livreira nacional com a chancela da Guerra e Paz, numa edição que inclui uma provocatória nota introdutória e um texto sobre a actualidade da questão do Outro que é diferente e da idade, das aprendizagens e da beleza.

Praticamente centenárias, as duas obras-primas do escritor norte-americano retratam problemas que figuram ainda hoje nas sociedades, como o stress, o alcoolismo, a doença mental e o modo como lidamos com a diferença e com a idade. Razões de sobra para ler as edições que a Guerra e Paz publicará no próximo dia 22 de Junho. Dois títulos da colecção Clássicos Guerra e Paz, que alia o rigor e o respeito por textos imortais a um padrão gráfico de que é exemplo o estilo imediatamente reconhecível das capas.

 

 

Terna É a Noite

F. Scott Fitzgerald

Ficção / Literatura Estrangeira

400 páginas · 15x23 · 16 €

Nas livrarias a 22 de Junho

 

O Estranho Caso de Benjamin Button

F. Scott Fitzgerald

Ficção / Literatura Estrangeira

80 páginas · 15x23 · 10,5 €

Nas livrarias a 22 de Junho

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário