terça-feira, 15 de junho de 2021

Vouzela vai ser o primeiro município do país com a certificação “Biosphere Destination”

Autarquia apresentou publicamente o seu plano de ação para a sustentabilidade turística.
A Câmara Municipal de Vouzela apresentou publicamente, no dia 14 de junho, o plano de ação para a sustentabilidade no turismo, numa iniciativa integrada na certificação de Vouzela enquanto destino turístico sustentável – Biosphere Destination.

Depois da assinatura da carta de compromisso com a sustentabilidade e da apresentação do diagnóstico da sustentabilidade, segue-se a terceira fase – apresentação do plano de ação – que consiste em definir indicadores, metas e prazos, bem como estruturar a equipa e parceiros envolvidos na concretização do projeto.

O plano de ação foi elaborado tendo em conta o Referencial Biosphere Destination que se divide em três grandes áreas (Sociedade e Cultura; Ambiente e Alterações Climáticas; Governança e Economia) subdivididas em 62 critérios, os quais estão alinhados com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).

Atualmente, dos 62 critérios, Vouzela cumpre integralmente 24, tem 10 com cumprimento parcial, 9 com semi-cumprimento, 4 com cumprimento básico e 15 incumprimentos.

Para Rui Ladeira, "a autarquia assume com este plano o compromisso de aperfeiçoamento a, por exemplo, diminuir a pegada ecológica, a criar um guia de requisitos de sustentabilidade na organização, por exemplo, do município, ou de eventos pontuais ou anuais, além da gestão da água, da energia, dos materiais a utilizar, de tudo o que é necessário para garantir mais sustentabilidade”, exemplificou.

O autarca considera que o selo de certificação da sustentabilidade "dá a Vouzela uma perspectiva diferenciadora para a nossa proposta de atractividade turística. Este projeto está a ser implementado por muitos territórios que já têm uma maturidade muito forte na área do turismo e, em Portugal, há operadores que têm este selo, mas, enquanto território único, Vouzela e Mafra foram os primeiros a avançar no processo de certificação, sendo que Vouzela será o primeiro a consegui-lo”, explicou Rui Ladeira.

Agradecendo o envolvimento de todos os parceiros locais, atualmente cerca de 50, o autarca reitera o seu compromisso com a sustentabilidade, por um lado garantindo a dinamização da economia local com medidas mais sustentáveis e, por outro, cumprindo o desígnio de deixar um legado às gerações vindouras.

Na sessão foi também apresentada a Outdoor Active uma plataforma de apoio à estruturação e promoção da oferta turística do território, que será colocada à disposição de todos os operadores locais. É um dos três líderes mundiais no setor do turismo e que conta com 14 milhões de utilizadores registados.

O certificado "Biosphere Destination" deverá ser atribuído a Vouzela no final do ano de 2021, o que lhe permite ser o primeiro município do país a obter este selo turístico internacional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário