quarta-feira, 14 de julho de 2021

Apelo à dádiva de sangue

CHUC apresenta campanha e atribui distinção a dadores.

O Serviço de Sangue e de Medicina Transfusional do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), com apoio da Associação de Dadores de Sangue de Coimbra, promoveu, no passado dia 7 de julho, um agradecimento aos dadores regulares de sangue.

Em comunicado, o CHUC revela que, na mesma ocasião, vai ser apresentada a campanha – Neste verão, seja um «Dador Salvador» -, que tem como objetivo motivar e sensibilizar novos dadores.

O evento vai contar com a atribuição da distinção máxima ao dador com mais de 100 dádivas e terá a presença de 30 dadores que irão receber os galardões de ouro, prata e bronze, atribuídos pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o comunicado, o CHUC conta com cerca de 18.000 dadores/ano inscritos, resultando em cerca de 14.000 unidades de sangue total, número insuficiente para as necessidades atuais.

O CHUC recorda que podem ser dadores todas as pessoas com bom estado de saúde e com hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 kg e idade compreendida entre os 18 e 65 anos. Para uma primeira dádiva de sangue, o limite de idade é aos 60 anos.  A dádiva de sangue é benévola e não remunerada e pode ser efetuada de quatro em quatro meses pelas mulheres e de três em três meses pelos homens.

Para saber mais, consulte:

CHUC – https://www.chuc.min-saude.pt/



Nenhum comentário:

Postar um comentário