quinta-feira, 1 de julho de 2021

Bandeiras ao vento celebram a qualidade das praias da Vagueira e do Areão

 


No dia 30 de Junho, decorreu a cerimónia de hasteamento dos galardões da “Bandeira Azul”, “Praia Acessível” e “Praia Qualidade de Ouro”, nas praias do Areão e da Vagueira. O evento contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vagos, Silvério Regalado, do representante da Administração da Região Hidrográfica do Centro, Pedro Santos, do Patrão-Mor da Capitania do Porto de Aveiro, Américo Alves e do Presidente da Junta de Freguesia da Gafanha da Boa-Hora, Arlindo das Neves.

O edil vaguense, por altura dos discursos, fez menção de dar nota do facto de "este ser um ano especial, uma vez que é o primeiro em que a Câmara Municipal tem competências na gestão das nossas praias. Ainda assim, não é por isso que deixamos de trabalhar de uma forma muito próxima com a Administração da Região Hidrográfica do Centro e com a Capitania do Porto de Aveiro, de resto, em estreita concertação com a Câmara Municipal e com o Núcleo Empresarial de Vagos. Só assim tem sido possível criarmos uma ambiência muito favorável e que tem permitido que, ano após ano o Areão e a Vagueira sejam contemplados com a Bandeira Azul e da Praia Acessível."

No que diz respeito à intervenção do Patrão-Mor da Capitania do Porto de Aveiro, Américo Alves, ficou marcada pelo destaque dado ao facto de "a Bandeira Azul ser mais do que a qualidade da água, uma vez que certifica também a segurança existente para todos os veraneantes. Assim como é muito importante a Bandeira da Praia Acessível, que tem o significado da mobilidade, com bastante impacto nas pessoas com mobilidade reduzida, criando capacidades para que estas possam também usufruir das praias do concelho de Vagos. Por isso, felicito o Município pelo trabalho desempenhado para que a atribuição destes galardões pudesse ter acontecido."

A intervenção de Pedro Santos, em representação da Administração da Região Hidrográfica do Centro, focou-se no "facto de os galardões da Bandeira Azul e da Praia Acessível virem confirmar as boas práticas que o Município de Vagos tem tido, quer nas boas práticas ambientais, quer na área da mobilidade". Pedro Santos aproveitou, também, para informar que "este ano continuará a estar disponível a aplicação informática Info Praia, da égide da Associação Portuguesa do Ambiente, onde os utilizadores das praias poderão verificar a ocupação das praias que pretendem frequentar". Terminou dizendo que "devemos salvaguardar as medidas de acesso, circulação e ocupação das praias" em mais um ano sob o pano de fundo da pandemia de COVID-19.

Na Praia da Vagueira foi hasteada, mais uma vez, a bandeira das Estações Náuticas. Bruno Rocha, o coordenador deste projeto, deu conta de que "este é um galardão permanente, que decorre da aprovação da estação Náutica de Vagos como integrante das Estações Náuticas de Portugal e com presença no portal Nautical Portugal". Bruno Rocha aproveitou para adiantar que "neste momento existe um projeto de divulgação das estações náuticas de Portugal, numa candidatura da Fórum Oceano, no âmbito do COMPETE 2020, a qual inclui a Estação Náutica de Vagos e que pretende captar público da Alemanha, França e dos Países Baixos."

A cerimónia de hasteamento da “Bandeira Azul”, “Praia Acessível” e “Praia Qualidade de Ouro” teve o seu mote dado pela coordenadora do projeto Bandeira Azul no Município de Vagos, Isabel Rosado, que fez questão de destacar que a "Recuperação de Ecossistemas" é o tema escolhido para o programa da Bandeira Azul em 2021, que terá diversas atividades associadas ao longo dos próximos meses, nomeadamente as atividades "As dunas precisam de ti", "Caça à Acácia" e "O diabo veste Penachos".

Recorde-se que a Praia da Vagueira recebeu pelo 33º ano o galardão da Bandeira Azul, sendo que foi o 14º ano em que foi, igualmente, atribuído à praia do Areão premiando, desta forma, a qualidade ambiental das zonas costeiras do concelho de Vagos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário