quinta-feira, 1 de julho de 2021

Entra em vigor o Certificado Digital Covid

 Os cidadãos europeus terão agora a oportunidade de viajar mais rapidamente provando que estão seguros para atravessar fronteiras. O Certificado Digital Covid entra em vigor em todos os estados membros da UE nesta quinta-feira. O certificado pode ser utilizado em versão electrónica ou em papel. Este tipo de documento foi proposto pela primeira vez pelo primeiro-ministro da Grécia, em Março.

O certificado digital europeu, que foi uma sugestão do primeiro-ministro grego, é algo que todos os ministros europeus estavam a tentar fazer avançar na última reunião no Luxemburgo. Compreendemos que é uma necessidade e uma grande conquista chegar a acordo sobre este objetivo comum, que ajudará cada cidadão europeu a mover-se de país para país da melhor maneira possível.

VASILIS KIKILIAS - Ministro da Saúde da Grécia

Um Certificado Digital COVID da UE é a prova, através de códigos QR, de que uma pessoa: ou foi vacinada contra a COVID-19. Recebeu um resultado negativo ou teste; recuperou do vírus. Os detentores deste certificado estarão, em princípio, isentos de restrições à livre circulação, a menos que sejam implementadas por razões de segurança.

Funciona como uma via rápida nas fronteiras, onde se pode atravessar mais facilmente, e isto é muito significativo para o restabelecimento das viagens e o normal funcionamento do turismo, que é extremamente importante para nós.

KYRIAKOS PIERRAKAKIS - Primeiro-ministro da Grécia

O ministro para a Governação Digital da Grécia disse à Euronews que este tipo de certificado poderia ser implementado noutros sectores dentro da União Europeia.

É provavelmente um dos maiores projectos de interoperabilidade em toda a UE e isto revelar-se-á muito significativo quando avançarmos com a nossa política digital global. Por exemplo, precisamos de interoperabilidade nos nossos sistemas de pensões, nos nossos sistemas de saúde e quando se viaja de um Estado membro para outro. Temos provado muito rapidamente que conseguimos estabelecer a interoperabilidade nos nossos sistemas nacionais. Fizemo-lo neste estudo de caso da COVID-19 com o Certificado Digital Covid - é preciso fazê-lo em todos os sectores.

KYRIAKOS PIERRAKAKIS - Ministro para a Governação Digital da Grécia

Mas as maiores companhias aéreas e aeroportos da Europa expressaram preocupação em relação às longas filas de espera nos próximos dias, porque vão ser necessários controlos extra nas viagens dos cidadãos europeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário