segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Em reunião pública de 28 Julho de 2021 Câmara Municipal de Évora aprovou Plano Municipal da Juventude


A Câmara Municipal de Évora aprovou por unanimidade o Plano Municipal da Juventude 2021/2025. Trata-se de um documento estratégico que permite planear o desenvolvimento e implementação das políticas de caracter global e transversal, que respondem aos desafios colocados, facilitam recursos e serviços que possibilitam aos jovens alcançar plena cidadania.

Este Plano teve por base a elaboração do Diagnóstico Juvenil do Concelho de Évora e consolidou-se com a abertura de diversos canais de participação juvenil, os quais tiveram ampla resposta por parte dos jovens do Concelho, num processo bastante rico, tanto na diversidade de entidades intervenientes como nos contributos recolhidos.
É um documento em permanente transformação, estando sempre aberto à introdução de novas medidas, programas ou projectos, podendo e devendo ser actualizado para acompanhar as mudanças da realidade e a existência de novos desafios, preocupações e constrangimentos.
O plano está assente em quatro eixos estratégicos: Évora Participativa (Comunicação & Novas Tecnologias/Participação & Associativismo/Equipamentos Municipais), Évora Criativa (Emprego & Inovação/Cultura & Criação), Évora Solidária (Educação & Formação/Habitação/Cidadania & Igualdade) e Évora Sustentável (Ambiente, Património/Território & espaço Público/Desporto, Lazer & Vida Sustentável). Eixos que contêm diversos objectivos operacionais alcançados através de um vasto conjunto de Medidas/Ações concretas, contendo referência a programas, projectos e iniciativas já implementadas ou a implementar pelo município.
Mereceu também aprovação por unanimidade a proposta “Concurso Público para Concessão de Serviço de Transportes Públicos de Passageiros/Relatório Final, Minuta de contrato e adjudicação de assunção de compromisso.
O apoio financeiro aos clubes e associações desportivas sem fins lucrativos do concelho, assim como o Documento Técnico de Ponderação para atribuição de apoio às associações desportivas obtiveram aprovação unânime.
A Vereadora Sara Dimas Fernandes felicitou a atleta eborense Adelaide Silva que conquistou a medalha de bronze na sétima edição do PT281 + Ultramaraton Portugal, que decorreu na Beira Baixa, de 21 a 25 de Julho de 2021. Assinalou também a passagem por Évora, no dia 28 de Julho, do ultramaratonista João Paulo Félix, que está a fazer uma Volta a Portugal pelos direitos das crianças. Em Évora, o atleta recebeu a companhia de diversos corredores e, nas Piscinas Municipais, foi recebido por várias dezenas de crianças (do programa municipal Ocupa-te), pela Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora, pela Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Évora e outras representantes desta Comissão, assim como da Santa Casa da Misericórdia de Évora.
O Vereador Eduardo Luciano leu um voto de pesar, proposto pela CDU, pelo falecimento do Capitão de Abril, Coronel Otelo Saraiva de Carvalho, Coordenador operacional do Movimento das Forças Armadas, que, no dia 25 de Abril de 1974, derrubou o regime do Estado Novo, pondo fim à mais longa ditadura do século XX na Europa. “Expressamos a nossa profunda gratidão a um dos Capitães de Abril que contribuiu de forma decisiva para o derrube da ditadura e instauração da democracia”, salientou este voto, que foi aprovado por maioria com a abstenção do Vereador do PSD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário