segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Municípios de Águeda e do Sal estreitam cooperação institucional

 Visita de trabalho incide sobre várias áreas administrativas e ligadas especialmente ao serviço prestado pela Biblioteca Municipal Manuel Alegre

A Câmara Municipal de Águeda está a receber, esta semana, uma comitiva do Município do Sal (Cabo Verde), que vem conhecer o funcionamento dos serviços administrativos da Autarquia para que, depois, possa ser replicado naquela ilha caboverdiana.

Esta visita surge no âmbito da geminação entre os municípios de Águeda e do Sal, em 2018, e tem como objetivo proporcionar a instalação de novos recursos técnicos e de serviços para promover a modernização da Biblioteca Municipal Jorge Barbosa (no Sal), replicando o modelo e software de gestão utilizado pela Biblioteca Municipal Manuel Alegre (BMMA), promovendo, deste modo, o desenvolvimento social e cultural e reforçando os laços entre os dois Municípios.

Neste sentido, com a vinda desta comitiva da Câmara do Sal, composta por Maria João Brito (Vereadora da Administração e Modernização Administrativa, Educação e Cultura) e Ireineu Almeida (Diretor da Educação, Cultura e Indústrias Criativas), pretende-se dar a conhecer os recursos humanos e técnicos necessários à viabilidade deste projeto, assim como proceder à definição das várias etapas para que ele seja concretizado.

Para além da troca de experiências e boas práticas relacionadas com o serviço da BMMA, os dois elementos do Executivo do Sal vão ainda conhecer algumas das atividades e modo de funcionamento da Divisão de Cultura e de Desporto, bem como a área de informática da Câmara. Faz parte ainda do programa de reuniões técnicas, uma visita ao Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga e ao Centro de Artes de Águeda.

Numa primeira reunião, hoje de manhã, Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda (acompanhado por Edson Santos, Vice-Presidente, e João Clemente, Vereador das Obras Particulares) para além das boas-vindas à Vereadora da Cultura e ao Diretor da Educação e Cultura do Sal, lembrou o bom relacionamento que a Autarquia de Águeda mantém com o Sal, esperando que desta semana resultem “bons projetos para colocar em prática”. “É interessante a ligação que temos com o Sal, é bom que possam conhecer o que fazemos para que depois possamos perceber a justa medida do que podemos implementar no âmbito desta parceria”, declarou.

Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, registou que esta “é uma semana de trabalho” para que fiquem a conhecer o modo de funcionamento da Câmara e dos seus serviços.

“É com muita alegria e prazer que estamos aqui esta semana”, declarou Maria João Brito, Vereadora da Administração e Modernização Administrativa, Educação e Cultura do Município do Sal, salientando que esta visita serve “para ver as boas práticas de Águeda e perceber como as podemos implementar”, porque, defendeu, “é nosso objetivo melhorar o que fazemos. Temos algumas fragilidades a nível administrativo que queremos melhorar”.

“Entender os métodos que utilizamos é a melhor forma”, explicou Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, disponibilizando os serviços da Autarquia para prestar as informações pertinentes para executar esta cooperação para ajudar o Município do Sal “a dar os passos necessários” em direção à modernização administrativa e desenvolvimento técnico dos seus serviços autárquicos.

 

Na foto: Helena Marques (Biblioteca Municipal Manuel Alegre), João Clemente (Vereador das Obras Particulares da Câmara de Águeda), Edson Santos (Vice-Presidente da Câmara de Águeda), Maria João Brito (Vereadora da Administração e Modernização Administrativa, Educação e Cultura do Sal), Jorge Almeida (Presidente da Câmara de Águeda) e Ireineu Almeida (Diretor da Educação, Cultura e Indústrias Criativas da Câmara do Sal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário