segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Livro vencedor do Prémio Revelação Literária UCCLA-CMLisboa 2021 lançado na Feira do Livro de Lisboa

De um universo alucinante, convulsivo, inquietante, chega-nos O Sonho de Amadeo, obra de Leonardo Costa de Oliveira, vencedora da última edição do Prémio Revelação Literária UCCLA-CMLisboa: Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa. O romance, editado pela Guerra e Paz, será publicado em simultâneo em Portugal e no Brasil. Chega às livrarias de todo o país no próximo dia 24 de Agosto, com o patrocínio da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) e da Câmara Municipal de Lisboa e o apoio do Movimento 2014 – 800 Anos da Língua Portuguesa. A sessão de lançamento oficial do livro acontece no próximo dia 28 de Agosto, sábado, na 91ª Feira do Livro de Lisboa.



Nas páginas d’O Sonho de Amadeo, mergulhamos numa história alucinante, em que a realidade e o sonho se confundem. O protagonista, Amadeo, acorda esbaforido após sonhar que foi assassinado, mas não se lembra do mais importante: o rosto do assassino. Tenta recordar-se dos pormenores do sonho, transportando-os para os quadros que pinta, ao mesmo tempo que inicia uma vertiginosa procura de respostas nas noites mal dormidas. E são tantas quanto as vozes que entoam neste fantasmagórico coro de Amadeo: «– A juventude é um sonho bom. – D. Vera continua a falar. – Quando menos se espera, desaparece e nem sabemos se de fato existiu. Agradeça por isso; um dia, você dorme, abre os olhos e tudo se resume a vultos na cabeça.»

Mas quem é este autor que promete encantar e assombrar os leitores de língua portuguesa? Leonardo Costa de Oliveira, de 38 anos, natural de de Paracambi, no interior do Rio de Janeiro, conquistou a edição de 2021 do Prémio Revelação Literária UCCLA-CMLisboa: Novos Talentos, Obras em Língua Portuguesa, anunciada em Maio. Na época, o autor não escondeu a surpresa; é que Leonardo Costa de Oliveira, doutorado em Geociências, é geofísico na petrolífera brasileira Petrobras e estreia-se agora como autor: «Será que eu também poderia escrever um livro? Criar uma história que pudesse interessar outras pessoas? Machado de Assis e Carlos Drummond de Andrade trabalhavam como funcionários públicos... Talvez, a partir de hoje, eu possa ser geólogo e também escrever... Por que não?»

A verdade é que a qualidade literária deste seu livro de estreia parece incontestável perante a análise feita pelo júri do prémio da UCCLA e da Câmara Municipal de Lisboa. Sobre O Sonho de Amadeo, o escritor e poeta António Carlos Cortez escreveu: «Prosa trabalhada […] como se a narrativa viesse dum além-túmulo sobressaltar-nos.»

O Sonho de Amadeo chega às livrarias portuguesas e brasileiras no dia 24 de Agosto. A obra poderá ainda ser adquirida através do site da Guerra e Paz, parceiro editorial do Prémio Revelação Literária UCCLA-CMLisboa: Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa, e nas principais plataformas de distribuição de ebooks, com distribuição da Libranda. 

O livro será oficialmente apresentado no próximo dia 28 de Agosto, pelas 17h00, no Auditório Sul da 91ª Feira do Livro de Lisboa, com a participação do autor por streaming.

Esta é a 6ª obra premiada e publicada pela UCCLA e sucede a O Heterónimo de Pedra, do português Henrique Castanheira (2020), Praças, do português A. Pedro Correia (2019), Equilíbrio Distante, do paraguaio Óscar Maldonado (2018), Diário de Cão, do brasileiro Thiago Rodrigues Braga (2017), e Era Uma Vez Um Homem, do português João Nuno Azambuja (2016).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário