segunda-feira, 16 de agosto de 2021

MUNICÍPIO DE SILVES COLOCA PRIMEIRO EQUIPAMENTO PARA FELÍDEOS EM ALGOZ


O Município de Silves instalou na União de Freguesias de Algoz e Tunes, o primeiro equipamento para felídeos ao abrigo do programa CED, garantindo assim o alojamento, a alimentação e o abeberamento de cerca de uma dezena de animais, numa iniciativa que contou com o apoio da União de Freguesias de Algoz e Tunes.

Esta ação tem como objetivos apoiar o controlo da população de felídeos, tornando mais saudável a convivência entre animais e munícipes, e reduzir os focos de insalubridade, ao mesmo tempo que relembra que os gatos são importantes para o território, nomeadamente para o controlo de pragas de ratos.

O programa CED consiste em Capturar, Esterilizar e Devolver os animais ao seu território de origem, com a prévia identificação eletrónica por transponder (microchip), desparasitação e vacinação antirrábica, onde são alimentados e protegidos pelos cuidadores.

Trata-se de um processo muito eficaz na gestão da população de gatos errantes, que irá certamente contribuir para a redução de diversos problemas associados à reprodução descontrolada, ruído e insalubridade.

A autarquia tem levado a cabo ações ao nível da esterilização, vacinação e desparasitação. Em 2019 foram esterilizados em parceria com os Centros de Atendimento Médico Veterinários (CAMV) cerca de 250 felídeos e em 2020 identificados por transponder 222 felídeos.

No entanto, para que o processo resulte apelamos para que a população residente colabore de forma ativa e respeite as “colónias de gatos”, não colocando alimento na proximidade, não afastando os gatos dos equipamentos, nem abandonando animais neste local.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário