sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Alec Baldwin mata acidentalmente uma pessoa durante rodagem de filme

O ator norte-americano Alec Baldwin matou acidentalmente a diretora de fotografia do filme que estava a rodar, ao disparar uma arma de adereço que não devia estar carregada, afirmou hoje a polícia local.

A vítima mortal foi identificada como Halyna Hutchins, de 42 anos, tendo os disparos ferido também o realizador do filme, Joel Souza, de 48, que foi admitido na unidade de cuidados intensivos do centro médico Christus St. Vincent, nos arredores de Santa Fé, no estado do Novo México, sudoeste dos Estados Unidos.

As vítimas foram atingidas quando "Alec Baldwin disparou uma arma de fogo utilizada para as filmagens" de "Rust", tendo sido já iniciada uma investigação, de acordo com um comunicado do gabinete do xerife de Santa Fé.

O acidente ocorreu durante a tarde (hora local) de quinta-feira, no rancho de Bonanza Creek, onde estavam a ser filmadas várias cenas do western, do qual Baldwin era produtor e protagonista. O local é famoso para rodar este tipo de filmes nos Estados Unidos, sendo pano de fundo em "Cowboys & Aliens" ou "Longmire".

De acordo com os responsáveis pela investigação, que se deslocaram ao local, o incidente parece ter sido causado pela utilização, como adereço, de uma arma de fogo, disparada durante uma cena do filme.

"A polícia está a investigar que tipo de bala foi


disparada e como", acrescentou o comunicado, sem referir quantos tiros foram disparados.

Produção devastada com acidente

De acordo com um jornalista do 'Santa Fe New Mexican', que publicou uma foto de Baldwin depois de interrogado, o ator, de 63 anos, está abalado pelo incidente.

Ninguém foi detido e até o momento não foram apresentadas acusações, segundo a polícia, que se encontra a interrogar as testemunhas.

"Todo o elenco e os trabalhadores [do filme] estão absolutamente devastados com a tragédia de hoje, e queremos enviar as nossas mais profundas condolências à família de Halyna e aos seus entes queridos", explicou a produtora num comunicado.

"Interrompemos a produção do filme por tempo indeterminado e estamos a cooperar totalmente com o departamento de investigação da polícia de Santa Fé", completa a nota.

A revista American Cinematographer apontou Halyna Hutchins, a vítima mortal, como uma das estrelas em ascensão da fotografia no cinema. Apesar de morar Los Angeles, nasceu na Ucrânia e foi criada numa base militar soviética dentro do círculo polar ártico.

Os sets de filmagens têm normas para o uso de armas, mas existem vários acidentes deste género a apontar nas últimas décadas.

Um dos mais famosos aconteceu quando Brandon Lee, filho da lenda das artes marciais Bruce Lee, morreu durante as filmagens de "O Corvo", após ser baleado com uma arma que deveria de ser pólvora seca, sem projétil.

A irmã de Brandon Lee, Shannon Lee, comentou o incidente no Twitter.

"Os nossos corações estão com as famílias de Halyna Hutchins e de Joel Souza e de todos os envolvidos no incidente em 'Rust'", publicou na conta oficial no Twitter de Brandon Lee. "Ninguém deveria de ser morto por uma arma num set de um filme", completou.

"Rust"

Escrito e realizado por Joel Souza, "Rust" conta a história de um marginal, Harland Rust, interpretado por Alec Baldwin, que vem em auxílio do neto, de 13 anos, condenado a ser enforcado por homicídio.

Baldwin é protagonista de filmes e séries de televisão desde os anos 1980, mas tornou-se particularmente popular nos EUA nos últimos anos pelas imitações de Donald Trump no programa "Saturday Night Live".

Madremedia/lusa

Imagens:cinepop (inside)/ revistaoeste (outside)

Nenhum comentário:

Postar um comentário