sexta-feira, 22 de outubro de 2021

De 22 a 27 de outubro Cantanhede assinala Semana da Igualdade

Vai decorrer de 22 a 27 de outubro, no concelho de Cantanhede, um conjunto de iniciativas sob o tema Semana da Igualdade. Com organização do Município de Cantanhede, em parceria com o EAPN Portugal/Rede Europeia Anti Pobreza e AD ELO - Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego, as atividades visam estabelecer um compromisso coletivo com a igualdade.

A iniciativa local Semana da Igualdade, prevê momentos de partilha e reflexão com diversos públicos, de forma a disseminar as políticas de Cidadania e Igualdade de Género, bem como da prevenção da Irradicação da Pobreza.

Estas ações têm como objetivo dar visibilidade ao roteiro Cidadania em Portugal, desafiando as comunidades locais a uma viagem de descoberta, reflexão e ação sobre cidadania e participação cívica, assinalando diferentes momentos e iniciativas junto da comunidade.

Uma aula de desporto, no dia 23 de outubro no Parque Verde, junto das Piscinas Municipais, pelas 11h00, marca o início dos trabalhos, a que se seguem inúmeras ações de sensibilização ao longo destes 6 dias, nomeadamente relacionadas com temáticas como “Dia Internacional para a Irradicação da Pobreza”, “Despir os Preconceitos, Vestir a Inclusão”, “1.ª Caminhada da Igualdade – Percurso do Marquês”, Mural “Mensagem para a Igualdade”, Flash mob da Igualdade” e “Igualdade em Rede”.

O Dia Municipal da Igualdade foi criado em 2008, através de um projeto cofinanciado pelo Fundo Social Europeu, apresentado pela ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local.

A primeira comemoração do DIA MUNICIPAL PARA A IGUALDADE foi a 24 de outubro de 2010, celebrado por centenas de organizações representativas da sociedade civil e da esfera pública de todo o território português, que promovem iniciativas de CIDADANIA LOCAL que coloca a tónica na IGUALDADE como fator de desenvolvimento, promovendo iniciativas que dão visibilidade a questões como os Direitos das Mulheres, a Violência Doméstica, a Igualdade Salarial, o Combate à Pobreza, o Acolhimento de Migrantes, a Inclusão de Pessoas com Deficiência e Incapacidade, a Igualdade de Oportunidades, entre outras.

A Comissão Organizadora constituída em 2013 e que se tem vindo a alargar, é uma parceria informal de plataformas e coletivos de associações, organizações da sociedade civil e entidades públicas, atuando nos domínios da igualdade entre mulheres e homens, das migrações e da integração das pessoas com deficiência, comprometidas institucionalmente com a promoção da Igualdade, procurando divulgar e promover o Dia 24 de outubro e a Agenda de Iniciativas comemorativas que se realizam um pouco por todo o território continental e arquipélagos.


23 OUT - 11h00 às 12h00

Desporto para todos/as - Aula de Grupo

Parque Verde junto às Piscinas  


23 OUT - 14h45 às 15h00

Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza 

Campanha Nacional sobre o Direito à Habitação da EAPN 

Auditório do Museu da Pedra  


23 OUT - 15h00 às 17h30

Campanha “Despir os Preconceitos, Vestir a Inclusão”

Lançamento dos livros “Todos somos Um” e “Sem dor somos livres de pensar e sentir”, no âmbito dos Núcleos Distritais de Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Santarém e Viseu da EAPN Portugal

Auditório do Museu da Pedra 


24 OUT - 09h30 às 10h30

1ª Caminhada da Igualdade - Percurso do Marquês 

Praça Marquês de Marialva, junto à Estátua (ponto de encontro) 


25 OUT - 10h00 às 16h30 

Mural "Mensagens para a Igualdade" 

Casa Francisco Pinto 


26 OUT - 12h00h às 12h15  

"Flash mob da igualdade"

Praça Marquês de Marialva 


27 OUT 

Igualdade em Rede 

Difusão de mensagem aos Parceiros da Rede Social através de canal digital  


Nenhum comentário:

Postar um comentário