segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Biblioteca Municipal de Estarreja: um caminho cheio de histórias partilhado com 9900 utilizadores

São 17 anos a contar e a escrever estórias. Junte-se a esta celebração durante o mês de outubro.

Agora que os equipamentos culturais retomam o seu ritmo, a Biblioteca Municipal de Estarreja, para celebrar o 17.º aniversário, apresenta um programa com música, contos, histórias, exposições e sessão de fantoches para todas as idades, durante o mês de outubro.

Inaugurada em 2004, é hoje uma “casa ativa” e mantém o dinamismo e o contacto permanente com os seus utilizadores. Na narrativa da Biblioteca Municipal de Estarreja, o livro não é o único elemento central. Em 17 anos de funcionamento, este espaço cultural tem escrito histórias em que as personagens principais são as pessoas e não importa a idade. Durante todo o ano, há atividades para todos: utentes de IPSS, das escolas, emigrantes, famílias, miúdos e graúdos. É guardiã de todos os livros, arquivos, jornais e revistas, monografias, audiovisuais, material gráfico, material não-livro e multimédia, mas também de vivências, sorrisos, sonhos, cores e emoções. As suas variadas salas contemplam um espaço maker e outro de gaming, uma sala com computadores disponíveis, uma zona dedicada à leitura de publicações periódicas, uma sala infantojuvenil e outras de leitura. Aqui há também tempo e lugar para receber a arte noutras dimensões e todos estão convidados a aparecer, porque há sempre uma exposição para espreitar.

A Biblioteca Municipal de Estarreja irá disponibilizar em breve, ainda em mês de aniversário, um novo serviço, a Press Reader, que permite, à distância de um click, o acesso gratuito a conteúdos digitais não patrimoniais. Os utilizadores passam a ter acesso, direto e integral, a milhares de publicações periódicas de mais de 150 países e em mais de 60 línguas, dos principais jornais e revistas do país e do mundo. Entre as publicações nacionais disponíveis estão 89 revistas e 19 jornais, como o “Jornal de Notícias”, “O Jogo”, a “Sábado”, a “Volta ao Mundo”, e a “Men´s Health”. Neste período de pandemia e no pós-pandemia, com a diminuição da imprensa periódica em papel, a proliferação das fake news e, em simultâneo, a necessidade permanente de acesso a fontes credíveis e atualizadas, a Biblioteca Municipal através da oferta deste serviço inovador, permitirá uma leitura sustentável, global, fácil e acessível.

Em 17 anos de funcionamento, a BME tem 9900 leitores inscritos e regista um total de 195 000 documentos emprestados, entre os quais monografias, periódicos, audiovisuais, material gráfico, material não-livro e multimédia.

No dia de aniversário, o presente é para os utilizadores

O Grupo de Enfermeiros do Concelho de Estarreja e o autor do livro “Hasta la Vista, Vírus”, Pedro Chagas Freitas, no dia 9, a partir das 15h00, conduzem a sessão de fantoches com o mesmo nome da história infantil. Após este espetáculo, Pedro Chagas Freitas, vai estar à conversa para falar do seu primeiro livro infantil.

 

Outubro dedicado à cultura e à informação

No dia 1, sexta-feira, às 15h00, todos estão convidados a descobrir a exposição “Entre Agulhas: Fábulas” que reúne os trabalhos realizados pelos seniores do concelho, inspirados nas fábulas Jean de La Fontaine, no âmbito do “Programa Viver+”. Na manhã de sábado, dia 2, às 10h30, as famílias reencontram-se na sessão “Contos com Fraldas”. À tarde, 16h30, o Estarrejazz faz-se ouvir na Biblioteca.

“O Pequeno Livro dos Medos”, de Sérgio Godinho, salta das folhas para a sessão “Histórias em Família”, com Elsa Galvão, sábado, dia 16, às 15h00.

Nas páginas oficiais do Facebook do Município de Estarreja e da Rede de Bibliotecas de Estarreja, dia 22, sexta-feira, às 19h30, vamos “Avivar Memórias” das gentes da terra e rostos de homens e mulheres anónimos que têm na sua memória pedaços de história que complementam e enriquecem a história de Estarreja.

Na sessão de “Histórias em Família”, agendada para dia 30, sábado, às 15h00, as famílias são desafiadas a viajar através do tempo e das páginas ilustradas.

Premiar, com livros, os melhores leitores é mais uma das ações comemorativas para celebrar o 17.º aniversário desta instituição, que é um marco cultural do concelho. Nas 4 categorias existentes – crianças até aos 12 anos, jovens entre os 13 e os 17 anos, adultos e Instituições – serão homenageados aqueles que ao longo deste último ano fizeram da Biblioteca a sua segunda casa.

As comemorações estendem-se ao digital com passatempos semanais a decorrer durante todo o mês de outubro na página de Facebook da Rede de Bibliotecas de Estarreja, com desafios e oferta de livros.

Melhores leitores 2021

Crianças até aos 12 anos – Camila Rodrigues

Jovens entre os 13 e os 17 anos - Francisco Correia

Adultos >= 18 - Amândio Lopes

Instituição – Associação Vida Nova Lar


Programação completa:

1 outubro | sexta-feira

  • 15h00

 

Exposição Entre Agulhas: Fábulas

Os seniores do concelho de Estarreja dedicaram-se à arte em fios inspirados nas fábulas Jean de La Fontaine. Chegou o momento de mostrar as obras realizadas na atividade “Entre Agulhas”, no âmbito do “Programa Viver+” e integrado na programação do Festival Sénior, numa exposição com o mesmo nome. Patente até 30 de outubro.

2 outubro | sábado

  • 10h30

Contos com Fraldas (Famílias e bebés dos 6 aos 36 meses)

A sessão para bebés da Biblioteca Municipal está de volta! E que bom é poder reencontrarmo-nos em roda do livro! A partilha de emoções através da leitura de sons e de ritmos inseridos nas histórias contadas são reconfortantes para os bebés. A aquisição de capacidades linguísticas é possível através dos livros e das ilustrações. Esta sessão permite que os bebés entrem num novo mundo de experiências com o verbo “brincar” como ator principal.

  • 16h30

Música na Biblioteca

Estarrejazz

 

O Jazz associa-se ao aniversário da Biblioteca, numa fruição cultural onde os limites são os da imaginação.

9 outubro | sábado

  • 15h00

 

Histórias em Famílias “Hasta la Vista, Vírus!”

Com a presença de Pedro Chagas Freitas

 

O Grupo de Enfermeiros do Concelho de Estarreja e o autor do livro “Hasta la Vista, Vírus”, Pedro Chagas Freitas, conduzem a sessão de fantoches com o mesmo nome da história infantil.  Nesta sessão, as famílias vão descobrir a história de dois amigos que, se veem impedidos de brincar como antes. Mas, com a ajuda do Professor e de todos os colegas de turmas, transformam-se em super-heróis e juntos conseguem combater um vírus assustador.

 

Após esta sessão, Pedro Chagas Freitas, vai estar à conversa para desvendar como surgiu o convite, por um grupo de enfermeiros do concelho e ao qual o Município se associou, para escrever o seu primeiro livro infantil e revelar os desafios de escrever uma história infantil.

 

16 outubro | sábado

  • 15h00

Histórias em Famílias “O Pequeno Livros dos Medos”

Em “O Pequeno Livro dos Medos”, Sérgio Godinho mostra-nos em que o medo faz parte de nós, como os ossos e os pulmões, a coragem, o riso ou as lágrimas. É um velho conhecido com o qual temos de saber viver e conviver.

22 outubro | sexta-feira

 

  • 19h30 

Avivar Memórias

Online, páginas oficiais do Facebook do Município de Estarreja e da Rede de Bibliotecas de Estarreja

Ciente da importância da preservação da memória e das fontes orais, o Município de Estarreja tem vindo a iniciar um caminho de recolha de estórias e histórias das gentes da terra. Pretende-se com este projeto recuperar memórias imateriais que de outra forma ficarão perdidas. Um reencontro com as memórias, disponibilizando-as e perpetuando-as no tempo, para que jamais sejam esquecidas. A aposta neste projeto e a sua disponibilização para todos visa recuperar as memórias, mas, igualmente importante, promover a inclusão social, a relações entre as pessoas e o envolvimento da comunidade.

30 outubro | sábado

  • 15h00

Histórias em Família

Os personagens dos livros ganham vida nas sessões de mediação do livro e da leitura. A arte de contar histórias, muito antiga, leva-nos a viajar através do tempo e das páginas ilustradas. As aventuras narradas, repletas de peripécias e de magia fomentam a imaginação e a criatividade. E é por isso que, a Biblioteca Municipal convida as famílias a percorrer caminhos de leitura, com boa disposição, música e muita diversão. Os livros nunca se fecham, as histórias nunca terminam e os sonhos continuam a pairar.

+info e inscrições: 234 840 614 | biblioteca.municipal@cm-estarreja.pt

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário