segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Livros | O que sabemos nós sobre o Universo e sobre as nossas vidas?


Uma reflexão sobre os fascinantes e amplos temas do Universo, da Vida e da mente humana, através de uma abordagem interdisciplinar. É esta a premissa do professor Artur Azul em Universo, Vida e Consciência, um livro que nos convida a uma viagem essencial pelos principais conceitos da cosmologia, biologia, neurociência e filosofia. Uma edição Guerra e Paz, Editores, que estará disponível na rede livreira nacional a partir do próximo dia 12 de Outubro.
Depois de, em 2019, nos ter apresentado Mente e Consciência, Filosofia e Neurociência, um livro que aborda as funções cerebrais do ser humano e introduz os leitores às principais orientações contemporâneas da filosofia da mente, Artur Azul, antigo professor da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional de Viseu, faz-nos agora um novo convite. Numa abordagem interdisciplinar, aprofundemos os nossos conhecimentos de cosmologia, biologia, neurociência e filosofia no seu novo livro de divulgação cientifica Universo, Vida e Consciência.

A obra é dividida em duas partes: na primeira, o autor explora as principais concepções e teorias científicas nas áreas da física e cosmologia, da biologia e da neurociência; na segunda parte, o leitor é conduzido por diversos preliminares filosóficos (epistemologia, filosofia da ciência, metafísica, materialismo, filosofia da mente, etc.), numa perspectiva ontológica da mente consciente, baseada principalmente nos conceitos de virtual e de emergência.

Escrita num estilo claro e muito acessível, esta é uma obra fundamental para compreender o Universo e a mente e a consciência do ser humano, intrigando-nos e suscitando nos leitores novos questionamentos e reflexões. Os capítulos do livro são perfeitamente autónomos entre si, pelo que o leitor pode escolher qualquer um deles para iniciar a leitura.

Universo, Vida e Consciência chega à rede livreira nacional no próximo dia 12 de Outubro. O livro poderá ainda ser adquirido através do site da Guerra e Paz Editores.

Universo, Vida e Consciência
Artur Azul
Não-Ficção / Filosofia
424 páginas · 15x23· 17,00 €
Nas livrarias a 12 de Outubro
Guerra e Paz, Editores

Nenhum comentário:

Postar um comentário