segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Coordenado pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental: MAPEAR CONSCIENCIALIZA PARA A IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DO AR

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) lançou recentemente o projeto piloto “MAPeAR – Mapeamento ambiental colaborativo da qualidade do ar e ruído”, com o objetivo de promover a literacia socioambiental, na comunidade escolar, sobre os impactos do ruído e da poluição do ar. 

De acordo com Joaquim Ramos Pinto, presidente da ASPEA, o projeto piloto agora em curso apresenta quatro grandes grupos de intervenção, compostos por um total de 15 ações. “O conjunto de ações que o projeto integra conecta as escolas, os seus professores e alunos, mas também as comunidades locais, o poder local, a proteção civil, as empresas, a comunidade científica e a sociedade civil em geral", afirma. 

E esclarece: “Este fortalecimento das ligações sociais permite aprofundar a autorreflexão, suportando a inclusão e a tomada de consciência da coresponsabilização na gestão da qualidade do ar.”

 Este projeto está integrado na “Rede MAPeAR – Rede Educativa de mapeamento colaborativo da qualidade do ar ambiente”, aprovada para financiamento pelo Fundo Ambiental, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020 - Saúde de qualidade, água e cidades e comunidades sustentáveis, dando-lhe assim continuidade neste ano de 2021. 

A Rede MAPeAR é uma iniciativa coordenada pela ASPEA, com a colaboração Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), que está implementada em território nacional, fator enriquecedor para a formulação das políticas públicas e ações ambientais locais. Baseia-se na metodologia pedagógica “Pessoas que Aprendem Participando” (PAP), contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e com uma baixa pegada carbónica na prossecução dos objetivos de desenvolvimento sustentável da agenda de 2030 da Organização das Nações Unidas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário