quinta-feira, 21 de outubro de 2021

CONCELHO DE TORRES VEDRAS ACOLHE PELO DÉCIMO OITAVO ANO FESTIVAL DEDICADO AO ACORDEÃO

De 27 de outubro a 11 de novembro, em propício ambiente outonal, as sonoridades do acordeão voltam a fazer-se ouvir em Torres Vedras e no respetivo concelho com mais uma edição do festival Acordeões do Mundo.

Segundo refere o diretor artístico do evento, João Garcia Miguel, a propósito do mesmo: “Convocamos de novo, em 2021, o acordeão para celebrar as identidades da nossa região, da nossa Cidade e as suas origens. O som característico deste instrumento tem conotações profundas no nosso gosto e sentir. Há no seu som - nas suas múltiplas diversidades - uma ligação profunda à nossa humanidade e às suas expressões. A sonoridade do acordeão, nas suas múltiplas variações, evoca-nos sem grande esforço sentimentos de tempos imemoriais, de festa, de paisagens marítimas, de ventos e batidas de corações e de ritos ligados à agricultura. É a riqueza e característica do seu som que nos transporta para paisagens distantes e mundos interiores que aqui na nossa Cidade celebramos anualmente.

Este é, por isso, um momento único que nos liga o presente ao passado e abre janelas sobre os sonhos e o futuro. Este é um momento em que nos escutamos e observamos através do trabalho e da arte de muitos artistas (…).

Este festival acrescenta qualidades ao que sentimos, abordando as nossas relações com o património imaterial de forma diversa e abrindo possibilidades de refletirmos acerca de uma Arte de Ser Português como nos provoca o poeta Teixeira de Pascoaes. Diríamos que, nos dias de hoje e num mundo tão globalmente aberto, procurar uma “arte do ser” é desígnio que a todos nos assalta. Saber observar-nos, saber escutar-nos é um exercício necessário para os nossos dias. E como o tempo está sempre a correr e a escapar-se, como se pode fazê-lo? Escutando música e abrindo-nos à sua poesia é uma bela e vasta possibilidade.

Porque podemos sonhar e acreditar que em face da imensa diversidade que nos apresenta o mundo, essa Torre de Babel de muitas linguagens e sentires de que hoje todos somos feitos, esse é um mito que por paradoxo nos transporta para uma outra verdade: que no começo de tudo havia uma única linguagem. Essa origem comum, essa família de onde todos procedemos está hoje mais enriquecida e é mais vasta. Os acordeões são o instrumento que nos recorda essa história antiga e faz a ponte para as multiplicidades que hoje enfrentamos”.

Em 2021 a programação do Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras - Acordeões do Mundo assenta nos dois pilares que têm caracterizado o evento na maioria das suas edições: os concertos no Teatro-Cine de Torres Vedras e as “merendas do acordeão”, as quais se realizam em diversos locais do concelho de Torres Vedras.

Relativamente aos concertos que serão realizados no Teatro-Cine de Torres Vedras no âmbito da edição deste ano do Acordeões do Mundo, refira-se que o primeiro acontecerá no dia 29 de outubro, pelas 21h30, e será apresentado pelo duo dois, pois. Esta formação, constituída por Sónia Sobral e Gonçalo Garcia, conhecida por se atrever a interpretar ideias de jovens compositores portugueses, protagonizará um diálogo ou um conflito rítmico entre o acordeão e a bateria, com a música eletrónica a mediar. Entre as curvas dos botões e as dos timbalões, as polirritmias criarão rimas…

No dia seguinte, à mesma hora, será a vez da italiana Maria Mazzotta subir ao palco do Teatro-Cine de Torres Vedras, acompanhada do acordeonista Vicenzo Abbraciante. Neste concerto de world music, que será marcado pelas sonoridades típicas do sul de Itália e por outras de influência balcânica, Maria Mazzotta dará a conhecer temas do seu álbum Amoreamaro (Amor amargo), uma reflexão intensa e apaixonante, de um ponto de vista feminino, das varias faces do amor.

Posteriormente, no dia 4 de novembro, também pelas 21h30, o Teatro-Cine de Torres Vedras acolherá um concerto do Joana Guerra Trio, o qual será na ocasião acompanhado pelo acordeonista João Frade. Baseado no mais recente trabalho daquele trio, que é liderado por uma cantora e violoncelista oriunda do concelho de Torres Vedras (Outeiro da Cabeça), este espetáculo constituir-se-á como um encontro único e especial, em que João Frade, músico profuso de horizontes largos, expandirá as propriedades sonoras de Chão Vermelho.
Allez Souris! (Vá, sorria!) é como se intitula o quarto concerto da edição deste ano do festival Acordeões do Mundo, o qual acontecerá no dia 5 de novembro, pelas 21h30. Pleno de nuances, bom amor, generosidade e ternura, este espetáculo junta a dupla de acordeonistas DELINQUANTE! (Claire Bernardot e Céline Ribault) a Anatole Zephir (teclas) e Sébastien Wacheux (bateria e percussões).

No dia seguinte, também pelas 21h30, será o quintetango a subir ao palco do Teatro-Cine de Torres Vedras. Nascido da sinergia de cinco músicos, professores na Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra, quintetango apresenta-se numa aproximação à formação artística mais consagrada por Astor Piazzolla: o Quinteto Tango Nuevo.

O último concerto da 18.ª edição do Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras realizar-se-á no dia 7 de novembro, pelas 17h00, e será protagonizado pelo Coro do Conservatório de Música da Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras, ao qual se juntarão os acordeonistas Catarina Querido e Miguel Martins. Celebrar-se-á neste concerto a música coral e para acordeão, com um reportório erudito e popular.

Referência ainda para o baile do acordeão que será levado a cabo pela acordeonista Celina da Piedade e pela violinista Almofariz no dia 31 de outubro, também pelas 17h e igualmente no Teatro-Cine de Torres Vedras. As sonoridades da música alentejana serão a base deste baile, no qual novas composições se cruzarão com as modas do cancioneiro popular.

O preço dos bilhetes para participar neste baile e assistir aos referidos concertos é de cinco euros, sendo proporcionado 50% de desconto aos detentores de Cartão Jovem e do Cartão Sénior do Município de Torres Vedras. Os bilhetes estão à venda na Bilheteira Online, no Posto de Turismo de Torres Vedras, no Posto de Turismo de Santa Cruz, no Museu Municipal Leonel Trindade, no Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras, na FNAC, nos CTT e na Worten. Podem também ser adquiridos no Teatro-Cine de Torres Vedras, nos dias dos espetáculos, a partir das 18h00.
Já no que concerne às “merendas do acordeão” - a vertente mais tradicional do Acordeões do Mundo -, refira-se que as mesmas realizar-se-ão em todos os dias do festival, ao final da tarde (pelas 17h30), em vários locais (principalmente em cafés, restaurantes e coletividades). Recorde-se que esta atividade consiste em atuações de acordeonistas tradicionais, as quais têm uma duração de cerca de uma hora, o que é acompanhado pela prova de vinhos, queijos e doces tradicionais. A realização das “merendas do acordeão” conta com o apoio das várias juntas de freguesias do concelho de Torres Vedras. Essas atuações estarão a cargo de Catarina Brilha e José Cláudio, Tiago Inácio, Emanuel Soares, João Carlos e Ricardo Abreu, Tino Costa, João Castro e Catarina Duarte, Tiago Pirralho, Ruben Alves, Rodrigo Maurício, Sofia Henriques, Francisco Maia, acordeonistas do Clube Académico de Penafirme, Hélio Esteves e Vítor Apolo.

O 18.º Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras - Acordeões do Mundo integra-se no programa das Festas da Cidade de Torres Vedras e é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Agenda

Até 11 de novembro

Merendas do Acordeão - Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras

A programação das Merendas do Acordeão, que integram o Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras, estende-se pela cidade e concelho, nos espaços de convívio mais comuns de uma urbanidade, que são os seus cafés, bares, tascas, restaurantes, hotéis, com um programa que contempla (...)

Saber Mais

29 outubro 2021 | sexta

dois,pois

Festival Acordeões do Mundo

São dois, um acordeão e uma bateria. Entre as curvas dos botões e as dos timbalões, as polirritmias criam rimas.

Saber Mais

30 outubro 2021 | sábado

Maria Mazzotta: Amoreamaro (Itália)

Festival Acordeões do Mundo

A versatilidade de Maria Mazzotta torna-a uma das vozes mais importantes da cena músical da região italiana de Apulia.

Saber Mais

31 outubro 2021 | domingo

Celina da Piedade e Almofariz: Concerto/ Baile do Acordeão

Festival Acordeões do Mundo

Novas composições dançam entre as modas do cancioneiro popular

Saber Mais

04 novembro 2021 | quinta

Joana Guerra Trio com João Frade

Festival Acordeões do Mundo

O Trio de Joana Guerra junta-se a João Frade para um concerto muito especial.

Saber Mais

05 novembro 2021 | sexta

DELINQUANTE - Allez souris! (França)

Festival Acordeões do Mundo

Allez Souris! (Vá sorria!) é o título deste animado espetáculo, pleno de nuances, bom amor, generosidade e ternura

Saber Mais

06 novembro 2021 | sábado

quintetango

Festival Acordeões do Mundo

quintetango apresenta-se numa aproximação à formação artística mais consagrada de Piazzolla: o Quinteto Tango Nuevo.

Saber Mais

07 novembro 2021 | domingo

Catarina Querido, Miguel Martins e Coro do Conservatório de Música da Física de Torres Vedras Luís António Maldonado Rodrigues

Festival Acordeões do Mundo

Celebramos neste concerto a música coral e para acordeão em diferentes registos, com um reportório erudito e popular.

Saber Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário