sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Covid-19: Maiores de 80 anos com “casa aberta” para a terceira dose na próxima semana

Os idosos com mais de 80 anos vão poder vacinar-se contra a gripe e com a terceira dose da vacina contra a Covid-19 em modalidade “casa aberta”, isto é, sem agendamento, a partir da próxima semana, revelou a Direcção-Geral da Saúde (DGS) ao Público.

Nesta modalidade, os idosos podem tirar uma senha digital no portal da DGS, mas também podem aparecer num dos mais de 300 centros de vacinação que ainda existem no país.

Para acelerar campanha de vacinação, a DGS vai igualmente alargar o auto-agendamento da imunização em simultâneo (covid-19 e gripe) a todas as pessoas a partir dos 70 anos na próxima semana, revela.

A informação foi avançada ao jornal Público pela Diretora-Geral da Saúde. À publicação, Graça Freitas confirmou que os profissionais de saúde e do setor social também vão começar a ser vacinados com a terceira dose da vacina da Covid-19 na próxima semana.

A dose de reforço da vacina contra a covid-19 é realizada com as vacinas da Pfizer e da Moderna.

Tanto as vacinas da Pfizer como da Moderna são de RNA mensageiro (mRNA) que codifica para a proteína S (“spike”) do vírus SARS-CoV-2.

Madremedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário